TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historico Da Criminologia

Relatório de pesquisa: Historico Da Criminologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

1. HISTÓRICO DA CRIMINOLOGIA

O crime trata-se de um fenômeno social bastante antigo. Sua ocorrência é comprovada desde os primórdios. É natural acreditar que ele sempre existiu e que dificilmente irá acabar, uma vez que são ocorridos pelas relações em sociedade, seja por discórdia, disputas de poder ou por questões sem relevância social. (BASTOS, 2013)

Apesar de o crime ter sempre existido, o interesse pelo seu estudo é bastante recente, tendo início no final do século XIX.

Várias escolas foram criadas nesse período, buscando a elaboração de teorias e correntes que pudessem explicar e entender o crime, o criminoso e a criminalidade. (URBANSKI, 2013)

Segundo Oliveira (1983) o livro de Raffaele Garófalo de 1885, com o título de Criminologia é considerado por alguns estudiosos como uma das primeiras obras relacionadas à criminologia.

É importante ressaltar também, que antes do século XIX, duas obras de bastante relevância para o estudo do crime e do criminoso foram elaboradas. A primeira foi a obra de Thomas Morus , com o título de Utopia, criada em 1516. A segunda obra chama-se Dos Delitos e das Penas, de Cesare Beccaria , criada em 1764.

Cesare Lombroso se torna o iniciador da moderna Criminologia através da sua obra O homem delinquente, criada em 1876, onde “[...] faz uma alusão sobre as características presentes nos delinquentes, dessa forma ele tenta demonstrar um perfil que seja frequente entre aqueles que cometem delitos” (SANCHEZ, 2013, [s.p.i-s.p.f) O autor busca em sua obra, relacionar características físicas do criminoso para distingui-lo dos demais. Apesar de sua teoria ter sido desacreditada, Lombroso quis chamar a atenção para a importância dos estudos da mente criminosa, conhecida como antropologia criminal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com