TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historico Refinaria

Artigo: Historico Refinaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

2.1. Histórico Cientifica do Tema

Imaginar o mundo nos dias atuais sem usufruir dos benefícios proporcionados pelo petróleo é quase impossível, levando-se em consideração todas as comodidades e benefícios que o petróleo tem. Além de ser uma das principais fontes de energia utilizada pela humanidade os seus derivados são matérias primas para a produção de diversos produtos presente em grande quantidade no dia a dia das pessoas.

Para a obtenção dos diversos derivados do petróleo a refinaria tem uma grande importância, e foi considerada por Jacqueline Barboza Mariano como o coração da indústria de petróleo, pois é ela a responsável pela separação em seus diversos componentes, tornando-o assim com grande valor prático e comercial.

A primeira refinaria de petróleo construída no Brasil foi a Refinaria Riograndense de Petróleo localizada no Estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com Argentina e Uruguai. Foi elaborada por um grupo de empresários brasileiros, uruguaios e argentinos. O método de refino utilizado era simples e o petróleo utilizado era importado do Equador.

Levando-se em consideração o Brasil, nos anos entre 1970 e 1980 era conhecido como “Vale da Morte” a região que ficava aos redores da Refinaria Presidente Bernardes, localizada em Cubatão. A poluição emitida pela mesma provocou doenças respiratórias na população e vários bebes acabaram nascendo com problemas de má formação. Por conseqüência da emissão de poluentes a região sofreu com a formação de chuvas ácidas. Após muito se insistir pela imprensa na época, foram tomadas medidas para a minimização desses problemas enfrentados.

Acidentes já ocorreram também na REDUC(Refinaria Duque de Caxias, Rio de Janeiro) e na REPAR (Refinaria Presidente Getúlio Vargas, Araucária, Paraná) e além de prejuízos que afetaram diretamente o meio ambiente, a Petrobras também foi atingida, tendo que desembolsar uma multa de 50 milhões de reais, as suas ações em bolsa caíram e também teve que indenizar a população afetada diretamente e indiretamente com o acidente ocorrido.

A Baía de Guanabara foi uma grande afetada também pela REDUC, segundo a FEEMA (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), eram despejados cerca de 6 toneladas de resíduos de petróleo na baia de Guanabara entre outros fatores.

Nos dias atuais a Petrobras conta com 11 refinarias no Brasil com uma capacidade para destilar até 1,4 milhões de barris de petróleo por dia. Embora a Petrobras com a lei 2.204 tenha recebido o monopólio do refino, alguns grupos privados tiveram mantidos as autorizações concedidas pelo governo antes da criação da lei, e são duas as refinarias particulares, ambas de pequeno porte.

Segundo a Petrobras praticamente todas as suas unidades no Brasil e no exterior estão devidamente certificadas com as normas ISSO-14001 e BS-8800, relativas ao meio ambiente, e a segurança e saúde respectivamente.

Os primeiros complexos industriais de refino surgiram no final do século XIX e eram voltados para a prodoução de querosene, que na época era a principal fonte de iluminação. A partir de 1877 com a descoberta da energia elétrica a produção dos derivados começaram a se diversificar, e o principal produto era a gasolina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com