TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Culinária

Trabalho Escolar: História Da Culinária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

A história da culinária

Os hábitos da culinária tem origem desde o aparecimento do homem. Mais por uma questão de sobrevivência do que prazer, a alimentação sempre esteve presente em várias origens e tribos. Os diversos povos deixaram marcadas suas descobertas em muitas áreas da cultura. Desde o início da história, têm-se, informações registradas com a arte da culinária e fabricação de bebidas alcoólicas. Os prazeres obtidos pelo paladar e olfato são de extrema importância para o ser humano. Não existe um povo na Terra, que não possua uma, de alguma forma, uma tradição ligada à gastronomia, vários grupos, tribos e continentes, cada um com sua comida típica local.

O homem no Período Paleolítico possuía uma ação organizada para promover a alimentação sistematizada, essas organizações se constituíam em aprisionar animais de grande porte para serem abatidos posteriormente, mas não há registros de que havia alguma organização social entre os grupos familiares, visando à caça em grande escala.

O derretimento das geleiras e a aparição de novos animais nas florestas, a caça para os grupos familiares ficarem mais fáceis. Entretanto as florestas temperadas e o fim dos animais de grande porte, a caça ficou um pouco mais difícil, fazendo com que esses grupos procurassem novos hábitos de se alimentar, levando assim ao consumo de cereais, frutas e hortigranjeiros.

A primeira manifestação do homem veio com a agropecuária, através da domesticação de animais e do desenvolvimento da agricultura, ele abandonou sua obrigação de caçar para se alimentar do seu trabalho, aos poucos levando a criação de cidades, onde as pessoas se aglomeravam em busca de proteção e troca de bens de consumo. Eles criaram a prática de utilizar o sal na conservação de seus alimentos.

A elaboração de novos pratos e bebidas há longo tempo tem sido motivo de debate e investigações pelos amantes da gastronomia.

Os hedonistas consideram que sua função na Terra é de obter prazeres materiais, já os epicuristas acham que o objetivo é o prazer, tanto os prazeres matérias quanto os intelectuais. Com quem está à razão pode ser um problema filosófico, já que em todas as regiões do mundo, na cultura e na tradição, a culinária tem uma importância fundamental.

Centenas de temperos e condimentos, para melhorarem e conservarem os alimentos surgiu na antiguidade, desde os tempos mais remotos, essa prática é utilizada, proporcionando também aos alimentos várias combinações de sabores e aromas.

Para sobreviver, qualquer pessoa poderia se alimentar da mesma maneira, mas não é dessa forma que as coisas funcionam, em cada canto, cada região, cada cultura, a alimentação possuí algo diferente, um ingrediente especial, um prato principal e fundamental, receitas diferentes, jeitos diferentes de preparar o mesmo alimento. Até a religião influencia no hábito de alimentação da população, tradições familiares ou de grupo.

Com tudo, a alimentação no começo era algo para sobreviver, todos caçavam e comiam de uma maneira única, mas ao passar dos anos, esse hábito deixou de se tornar vital, para também satisfazer as necessidades e prazeres do homem. A gastronomia hoje é ampla, as pessoas se alimentam de acordo com seus desejos, experimentando pratos de diferentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com