TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Moeda

Trabalho Universitário: História Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  379 Visualizações

Em 1568 com a circulação de moedas portuguesas na nova terra descoberta, promovia a integração entre a América Portuguesa e o império de Portugal. Começava ali a história da moeda no Brasil.

A história nos conta que o homem primitivo procurava defender-se do frio e da fome, abrigando-se em cavernas e alimentando-se de frutos silvestres, ou do que conseguia obter da caça e da pesca. Ao longo dos séculos, com o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana a sentir a necessidade de maior conforto e a reparar no seu semelhante, desta forma em decorrência das necessidades individuais, surgiram as trocas.

Geralmente, para estabelecer algum padrão monetário, os comerciantes costumavam utilizar algum tipo de mercadoria de grande procura. Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais. Uma outra mercadoria comumente utilizada foi o sal, que foi usado como moeda entre os romanos e etíopes, que deu origem a palavra salário.

De forma geral, os produtores inseridos neste tipo de economia utilizam dos excedentes de sua produção para estabelecerem alguma forma de escambo. Ao longo do tempo, a diversificação dos produtos dificultou a realização desse tipo de troca natural. Foi nesse contexto que os primeiros tipos de moeda começaram a ser estipulados. Geralmente, para estabelecer algum padrão monetário, os comerciantes costumavam utilizar algum tipo de mercadoria de grande procura

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com