TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História De Sucessos

Trabalho Universitário: História De Sucessos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Desenvolvendo Casos de Sucesso foi criado à partir de experiências de intervenção do SEBRAE, visando socializar casos bem sucedidos e concomitantemente influenciar outros empreendimentos. Torna-se disponível através do livro Histórias de Sucesso e da internet, em constante aprimoramento com a introdução de novas histórias.

Uma das experiências vem de um pequeno município do Maranhão, chamado Lago do Junco, cuja comunidade utilizava-se das plantas medicinais para tratar diversas doenças. Este conhecimento que perpassa gerações foi utilizado pela população como forma de melhorar a qualidade de vida.

Trata-se de um município pequeno, que tinha como uma das poucas fontes de renda, o babaçu, fruto da palmeira. No que se refere às políticas públicas, apresentava alguns déficits como na educação e saúde. Em 1999, foi implantado no município por meio do Programa Comunidade Ativa em parceria com o Sebrae, uma das cinco experiências-piloto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) no Maranhão. Este procurou valorizar a participação comunitária e desenvolvimento de lideranças para promover o desenvolvimento sustentável.

Além disso, como resultado da formação do Fórum de Desenvolvimento Local, foi realizado, em novembro/1999, um diagnóstico socioeconômico da localidade que culminou na implantação do Horto e da Farmácia Fitoterápica. Dessa forma, seguindo as definições da Agenda Local, criada pela própria comunidade, aconteceram capacitações voltadas para as etapas de execução das propostas, dentre outras, que serão abordadas posteriormente.

A implantação do Horto e da Farmácia Fitoterápica trouxe bons resultados para o município. A adesão dos médicos, ao prescreverem a medicina alternativa, possibilitou a aquisição dos medicamentos, pode-se incluí-los na farmácia básica, e movimentar a economia local, até influenciar outros municípios.

Um projeto que visava à emancipação da comunidade, o desenvolvimento local, e que contou com a aderência e comprometimento dos moradores, sem o qual tornaria impossível sua viabilização. A constituição de parcerias como a Prefeitura Municipal e a Universidade, a Igreja, também foram indispensáveis para este sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

O Programa Comunidade Ativa de autoria do Governo Federal, em parceria com o Sebrae, encontrou na comunidade do Lago do Junco, adesão da população para desenvolvimento de suas ações, no combate a pobreza a partir de suas potencialidades e poder de mobilização. Trata-se de “(...) uma forma inteligente e planejada de promover o desenvolvimento, possibilitando o surgimento de comunidades mais sustentáveis, capazes de suprir suas necessidades imediatas.” (Disponível em www.abrasil.com.br)

O Fórum de Desenvolvimento Local através de um diagnóstico socioeconômico, identificou como potencialidades, a diversidade da flora medicinal e a tradição cultural de cultivo e utilização das mesmas na cura de doenças. Desta forma, através da Agenda Local, definiu-se a criação de um Horto de Plantas Medicinais e de um Laboratório. Este processo inicial, englobou identificar lideranças comunitárias, sensibilizá-las e posterior capacitação das mesmas, e busca de parcerias.

Um programa que não prevê uma imposição, mas um reconhecimento da cultura local e o fortalecimento do capital social, para que a própria comunidade buscasse estratégias para um desenvolvimento econômico sustentável.

No que se refere à gestão de pessoas, identificou-se a necessidade de capacitação dos membros do Fórum, com vistas a instigar o empreendedorismo e fomentar a possibilidade de crescimento e da melhoria da qualidade de vida. Nas ações da Agenda Local, foram inseridas oficinas de capacitações específicas.

Surge a idéia de fabricar, comercializar e usar os medicamentos como forma preventiva das doenças e que determinou a criação da Associação da Farmácia Verde e Horto de Plantas Medicinais do Lago do Junco. Esta é constituída por agentes de saúde, autoridades municipais da área de saúde e pessoas da comunidade.

Após este momento de planejamento, foi estabelecido um convênio entre o Sebrae, a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio tecnológico para desenvolver as ações e propiciar a participação de estagiários de Farmácia e Agronomia.

Ressalta-se que a participação dos parceiros, foi fundamental para concretização das propostas, como a construção do horto e da farmácia através de um terreno doado pela paróquia, a participação da poder público e a adesão da classe médica. Posteriormente, a prefeitura construiu também neste local um Centro de Saúde Municipal. Outra ação importante, foi a incorporação dos medicamentos produzidos na Farmácia Verde, na listagem da Farmácia Básica, acarretando uma economia para os cofres públicos municipais.

O projeto também proporcionou outros impactos benéficos na vida da população, como a melhora e a redução de enfermidades mais freqüentes no município. A Farmácia Verde mostrou-se um grande sucesso, alcançando objetivos para além do esperado e também influenciou outros municípios.

No entanto, para que o projeto pudesse abranger toda a comunidade de Lago do Junco, seria necessário descentralizá-la para outras regiões, com a criação de outros hortos, laboratórios fitoterápicos, farmácias e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com