TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Pensamento Administrativo

Exames: História Do Pensamento Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: História do Pensamento Administrativo

Curso: Tecnologia em Logística

Professor:

Nome do aluno:

Data: 03/08/12

Segundo o material didático, A “ciência da Administração” é fruto de uma série de acontecimentos e fatos históricos e das idéias de muitos pensadores que sistematizaram e teorizaram, formando o que conhecemos hoje por Administração. Tomando como base o texto a “Metáfora dos Cegos e do Elefante”, faça uma análise crítica em um texto dissertativo-argumentativo de 30 a 40 linhas, procurando relacionar a fábula às organizações empresarias atual.

A administração como ciência desenvolveu-se apenas, a partir das exigências trazidas pela Revolução Industrial no início do século XX, que provocou um crescimento das organizações e a necessidade de uma ciência que viesse a melhorar a organização dessas fábricas, que estavam crescendo de forma desestruturada. Naquela época não havia nada escrito sobre administração, os administradores eram os proprietários.

As primeiras teorias sobre como administrar uma organização foram escritas por Frederick Winslow Taylor, nos Estados-Unidos e Henri Fayol, na França. As teorias de Taylor e Fayol se complementam, as de Taylor direcionadas para a linha de produção, chão de fábrica, e as de Fayol voltadas para o nível gerencial.

Na Metáfora dos seis Cegos e o Elefante, os cegos por não enxergarem o elefante, quando cada um tocou uma parte do animal, não conseguiram definir como exatamente ele era, visto que cada um tinha parcialmente a “verdade”, sendo que na realidade todos possuíam uma opinião errada.

Portanto, fazendo uma comparação da Administração do início do século XX com a Metáfora dos seis Cegos e o Elefante, podemos afirmar que não havia ninguém que conhecesse o “animal” administração e, as pessoas que tinham a incumbência de “administrar” aquelas organizações agiam como os seis cegos da Metáfora, ou seja, não possuíam o conhecimento do todo, atuando de forma empírica.

E, hoje, dentro de uma empresa podem ocorrer situações como a da Metáfora caso o setor de recursos humanos não faça uma seleção rigorosa para contratar profissionais de qualidade, e deixe de buscar a capacitação permanente desses profissionais. Uma administração eficiente deve ser baseada nas quatro funções inter-relacionadas de planejar, organizar, dirigir e controlar.

O compartilhamento de opiniões (conhecimento) dentro de uma empresa é extremamente importante para o bom funcionamento da instituição. Os vários setores trabalhando em conjunto, buscando o mesmo objetivo, que é o sucesso, que por sua vez se traduzirá em lucro, beneficiando todos os seus integrantes e a sociedade. O compartilhamento de opiniões leva a alterar princípios e conceitos que podem ser aplicados a práticas, processos, sistemas, estratégias e negócios. Propicia, ainda, o atingimento da sinergia, onde o todo supera a soma das partes.

Após a análise do tema pode-se afirmar que, nos dias atuais, Era do conhecimento, o foco deve ser a capacitação do homem. As empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com