TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Do Surgimento Do ábaco

Monografias: História Do Surgimento Do ábaco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 4

História do surgimento do ábaco

A palavra ábaco vem do latim Abacusno qual se originou do Gregoabakos.

Sua origem mais provável é que foi inventado na Mesopotâmia e que com o passar dos tempos os Chineses e os Romanos o aperfeiçoaram.

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, cada fileira representa uma classe decimal, (unidades, dezenas, centenas, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão.) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.

Diferentes tipos de ábacos Momento histórico de surgimento e utilidades para a humanidade

Forma de contagem

Ábaco russo

O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. . Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. A linha mais baixa representa as unidades a seguinte as dezenas e assim sucessivamente.

Ábaco asteca

De acordo com investigações recentes, o ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.

Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.

O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.

Ábaco Chinês

O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.

Ábaco japonês

Ábaco romano

Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal, optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4 e assim se obtém (10 valores).

O ábaco romano foi criado por volta do século XIII, era utilizado para cálculos normais. Era bem parecido com o ábaco atual, era basicamente uma tábua com oitos sulcos, ou seja, oito “linhas” onde ficavam as bolinhas, em cada sulco inferior ficavam 5 calculis (bolinhas) e no superior 4.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com