TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Teoria dos Sistemas

Projeto de pesquisa: História da Teoria dos Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A muitos anos atrás antes mesmo de existir teorias e conceitos administrativos, já começavam a nascer os pensamentos sistêmicos. Um bom exemplo pode ser as grandes guerras em que existiam generais responsáveis por cada parte da preparação da guerra, desde as estratégias em campo de batalha até a logística material, armas e mantimentos para os soldados. Pesando nesses acontecimentos, suas particularidades e interdependências, é possível perceber o que é a teoria sistêmica que vamos explorar durante nosso estudo.

Objetivo geral

Este trabalho tem o objetivo de explicar, informar e demonstrar o conceito da Teoria dos Sistemas e suas diretrizes, voltada para um âmbito administrativo tendo como base pesquisas secundárias sobre as organizações e utilizando exemplos cotidianos para tornar o conteúdo de didático. Sempre considerando as normas legais para produção do estudo e citações dos autores que se fizerem necessárias. No estudo abaixo iremos compreender como funciona uma organização enquanto sistema e seus subsistemas, ou seja, a organização como um todo e as pequenas partes que a constituem.

História da teoria dos sistemas

Como surgiu e quem foi o criador dessa teoria?

A teoria dos sistemas, foi desenvolvida na década de 1950 pelo biólogo alemão, LUDWING VON BERTALANFFY entre outros colaboradores, durante um processo de estudo sobre os organismos vivos e o seu funcionamento, para compreender as partes interdependentes e suas particularidades que juntas formavam um o organismo, porém durante esse estudo o biólogo percebeu que essa teoria se aplicaria não apenas na biologia, mas também em outras áreas da vida, como as ciências sociais e comportamentais, que posteriormente se estendeu as tecnologias, administração e outras áreas. Essa teoria foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a vitalidade do sistema estudado sendo ele qualquer um dos modelos apresentados.

Conceito básico

O que é teoria dos sistemas?

Existem várias citações e definições da palavra, mas uma das mais tradicionais está no dicionário e diz que um SISTEMA é a combinação de várias partes interdependentes que juntas formam um todo com um objetivo em comum, que tem como sinônimo as palavras, método, ordem, maneira, arrumação ou processo. É possível perceber que os sinônimos tem sempre a mesma diretriz de unir partes em prol de um todo, um objetivo maior. A palavra TEORIA quer dizer, a ação de examinar, contemplar, estudar, compreender, etc. É um mapeamento para a observação de um fenômeno, seus sinônimos são Hipótese, Ideia, Raciocínio, entre outros. A teoria dos sistemas, nada mais é, que uma forma de organizar as partes interdependentes para que juntas atinjam um determinado objetivo.

Conceitos fundamentais

Quais os tipos de sistema?

Quanto a constituição eles podem ser:

Físicos/concretos: Que pode ser tocado. Ex: Hardware.

Abstratos/conceituais: Que não pode ser tocado. Ex: Software.

Observação: Os sistemas físicos/concretos dependem de fatores macro ambientais para serem utilizados, e podem ser utilizados de forma dependente dos sistemas abstrato/conceituais, o contrário também é real, pois os sistemas abstrato/conceituais dependem totalmente de uma plataforma concreta para ser utilizado. Por exemplo o computador, de nada adianta uma máquina sem o sistema operacional e o mesmo pode-se dizer do sistema operacional em relação à máquina, mas ambos podem ser observados individualmente, antes de tornar-se uma máquina em plena operação.

Quanto a sua natureza podem ser:

Aberto: Com interação micro ambiental e macro ambiental.

Fechado: Sem interação macro ambiental. (Puramente conceitual se pensarmos em organizações.)

Levando em consideração que o sistema aberto sofre interação e influências, do microambiente e macro ambiente, ele só pode ser probabilístico, pois suas variáveis serão avaliadas a partir da teoria da probabilidade sendo que podem haver mudanças de última hora que não estarão previstas. Se fossem determinísticas seriam coordenadas apenas por fatores controláveis o que é impossível se tratando de organizações, organismos ou tecnologia.

Aplicando estas observações voltadas para as organizações, podemos dizer que uma organização é um sistema aberto, pois sofre influências macro e micro ambientais, físicos/concretos, pois dependem de uma estrutura por menor que seja. Por exemplo se for uma empresa virtual, será necessário uma documentação fiscal, um computador para entrada de dados entre outros fatores físicos como o próprio gestor do site, e também teriam fatores, abstratos/conceituais, pois são controladas por processos internos.

O que são os comportamentos probabilísticos ou determinísticos?

Probabilístico: Um comportamento que não tem como ser totalmente previsto devido a interação com o macro ambiente que não é controlável.

Determinístico: Um comportamento previsível, pois não tem interação com fatores incontroláveis. Exemplo: algoritmo, pois se o experimento for testado sempre sob as mesmas condições iremos obter sempre o objetivo esperado.

Componentes básicos do sistema- Aberto

Ou seja, um processo interligado e rotativo na visão conceitual e administrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com