TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do futsal

Pesquisas Acadêmicas: História do futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.665 Palavras (15 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 15

Justificativa

O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva coletiva é composto por duas equipas, cada uma com cinco jogadores, que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.

Segundo CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO, 2008 o Brasil é reconhecido no mundo inteiro como uma grande potência no Futsal e, como no futebol, é um dos países exportadores de craques. Detentor de grandes títulos, entre eles: pentacampeão mundial, doze vezes campeão Sul-americano e campeão da última edição dos jogos Pan-Americanos. O Futsal é um dos desportos com o maior numero de praticantes no território brasileiro. Uma parte significativa destes praticantes é composta de crianças e adolescentes.

Em relação ao trabalho de iniciação com crianças, Voser (1999) alertou para os cuidados que se deve ter, pois o que acontecer nesta fase poderá ficar marcado na vida das crianças para sempre, consciente ou inconscientemente. É importante que haja uma estimulação para que as crianças participem da criação e organização de atividades. As atividades desportivas e corporais que fazem parte da Educação Física e da prática desportiva desenvolvem os domínios cognitivos e psicomotores nas crianças. Nada mais adequado do que utilizar o movimento para estimular a expressão e a criatividade da criança (FERREIRA, 1994).

Para realizar atividades esportivas com maior autonomia e segurança, deve-se levar em conta os fatores motivacionais que direcionam as crianças para a prática desportiva, considerando que os motivos podem variar conforme a faixa etária do indivíduo. É dever de todos os educadores (acadêmicos e profissionais) envolvidos com a prática desportiva zelarem pelo bom andamento das atividades. A educação deve ser sempre o critério primordial para que tenham um desenvolvimento positivo e auxiliem no crescimento dos alunos. As frustrações e aborrecimentos podem afetar a motivação e culminar com o afastamento da criança do esporte, contribuindo para que esta se torne um adulto sedentário. Como afirmou Vargas Neto (2000, p. 45) “O esporte por si só não é bom nem ruim, dependerá basicamente da forma com que é utilizado e dos processos didáticos e pedagógicos empregados em seu ensino”..

A escola é o melhor local para a aprendizagem do esporte, pois os alunos convivem com colegas da mesma faixa etária. Segundo Paes & Oliveira 2004, na escola o professor tem o controle da frequência e da idade dos alunos, facilitando as intervenções pedagógicas.

O esporte é um grande aliado na formação do cidadão. Conforme Freire 1994, o professor de educação física que trabalha com esportes, além de passar seu conhecimento da modalidade, também acaba educando o seu aluno para a vida na sociedade.

Segundo FOCK 2010 o professor de educação física pode ajudar seus alunos a fortalecer os valores, com a finalidade de desenvolverem suas competências cognitivas, pessoais, sociais e produtivas, conseqüentemente se inserirem na sociedade. Ele pode assumir uma nova postura educacional, estar aberto a novos entendimentos e práticas pedagógicas, aceitando os alunos como participantes e não como objetivo a ser lapidado.

Os valores alcançados através do jogo esportivo, como a interiorização das regras, a colaboração, a aceitação da autoridade, a disciplina, a iniciativa e a superação de si mesmo, configuram uma constelação de condutas positivas, construtivas e integradoras, que se encontram presentes no sistema de valores que cada um assume para si mesmo e com sua maneira de viver (BASEGGIO, 2011, p.6).

Competências

Ao final do bimestre espera-se que os alunos sejam capazes de:

Conceitual - Conceituar o futsal e conhecer a história do futsal.

Procedimental – Executar chute, passe e realizar condução nas diferentes situações de jogo.

Atitudinal - Respeitar as diferenças individuais, valorizando as ações coletivas.

Habilidades

• Conhecer a história do voleibol.

• Familiarizar-se com materiais diversos, bem como, com o espaço de jogo.

• Vivenciar e o chute.

• Executar a condução.

• Vivenciar o passe.

• Utilizar força adequada.

• Respeitar as diferenças individuais.

Planos de Ação

Aula 01

Tema: História do futsal.

Habilidades:

• Conhecer a história do futsal.

• Familiarizar-se com materiais diversos, bem como, com o espaço de jogo.

Desenvolvimento: nos professores iremos explicar o conceito do futsal e sua historia (em anexo) em seguida vamos para a quadra para os alunos terem contato com a bola e com o espaço de jogo.

Atividade de volta a calma a turma deverá ser posicionada em círculo e em pé. Um aluno deve se retirar do ambiente e a turma deverá escolher um colega para ser o comandante. Quando o aluno que foi retirado voltar, todos deverão fazer os gestos que o comandante determinar através de mímica, este não deverá demorar para trocar os gestos, o aluno que esteve ausente deverá ter 3 chances para descobrir quem é o comandante se acertar continua na próxima rodada e a turma troca o comandante.

Aula 2

Tema: Chute

Habilidades:

• Vivenciar e o chute.

• Utilizar força adequada.

DESCREVER TIVIDADE VOLTADA A VIVENCIA O CHUTE.

Atividade de volta a calma com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com