TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórias originais sobre ficção científica

Resenha: Histórias originais sobre ficção científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Resenha  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Êstes originalíssimos contos de ficção científica constituem "flashes" imprevisíveis sobre um futuro não muito distante de "o espaço - terra dos homens".

No estilo de Asimov, de transplantar para a futura vida no espaço, não apenas histórias de humanos, mas histórias humaníssimas pelos sentimentos e situações vividas pelo homem em outras gravitações, e que seguramente os astronautas de hoje já experimentaram, êste livro compreende uma série de contos, no gênero dos célebres "Mistérios de Asimov", (...).

Perspicaz nas observações, sadio e malicioso nas intenções, terrivelmente realista, êste livro de histórias do futuro reflete a incomparável habilidade de Asimov em combinar fatos científicos com inesperados e acientíficos comportamentos do ser humano. Esta peculiaridade da ficção de Asimov, que o notabilizou nas célebres "Leis da Robótica", enunciadas no seu livro "Eu, Robô" (...) é, sem dúvida, responsável pelo fascínio que seus livros exercem sôbre seus numerosos e fiéis leitores. Skoob

Excelente livro de contos (publicado pela primeira vez em 1959) de Isaac Asimov, um dos maiores escritores de ficção científica do século XX. Nele, sete contos sobre futuros e realidades possíveis nos são apresentados. São estórias surpreendentes que serviram (e ainda vão servir) de inspiração para inúmeras outras obras de ficção (da literatura, do cinema,...). Pode parecer estranho que “sete” contos representem “nove” amanhãs, mas a explicação faz parte da compreensão da própria obra.

PROFISSÃO

Em uma época em que o ser humano coloniza a galáxia, existem três épocas especiais para os terráqueos: O “Dia da Leitura”, o “Dia da Profissão” e o período das “Olimpíadas”. No primeiro, as crianças de oito anos recebem, por fitas de instrução, o conhecimento necessário para se tornarem alfabetizadas; no segundo, aos dezoito, recebem o conhecimento para assumirem a profissão mais compatível com suas capacidades mentais; na terceira, os jovens instruídos disputam uma vaga de trabalho em um dos vários planetas exteriores, reservadas aos melhores de cada área. Neste mundo, onde as dúvidas a respeito da profissão foram eliminadas pelo sistema de instrução, um jovem encontra-se em uma situação única, onde sua ambição é confrontada com uma inesperada verdade.

Este é um conto sensacional, principalmente para aqueles que questionam a profissão ou curso (pretendidos e/ou escolhidos) e a dificuldade encontrada para alcançar seus sonhos.

A SENSAÇÃO DE PODER

No futuro as pessoas sabem que se alguma conta precisa ser feita, utiliza-se uma calculadora. Do mais ignorante ao maior gênio, todos sabem que calcular é uma tarefa para máquinas, dês de uma simples soma até uma raiz complexa. Entretanto esse paradigma passa a ser revisto quando um “técnico não especializado” demonstra ter descoberto a habilidade de fazer contas usando nada mais que uma folha de papel, um lápis e sua mente.

Apesar de ser escrito no fim dos anos de 1950, é uma bela estória sobre quão o ser humano pode ficar dependente da tecnologia e como um conhecimento considerado banal pode cair no esquecimento pelo desuso e ainda ser ignorado pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com