TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico de soldagem

Pesquisas Acadêmicas: Histórico de soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Introdução....................................................................................3 Histórico de Soldagem.................................................................4 Características do Processo ....................................................4.1 Diferença entre soldagem de manutenção e produção...............5

Classificação do Processo de Soldagem..................................5.1 Solda por Fusão........................................................................5.2 Solda por Pressão.....................................................................5.3 Soldagem Eletrodo Revestido .....................................................6

Soldagem Mig/Mag ...................................................................6.1

Soldagem Arame Tubular .........................................................6.2

Soldagem Tig ...............................................................................7

Soldagem Plasma......................................................................7.2 Arco Submerso ............................................................................8

Conclusões ..................................................................................9

REFERÊNCIAS ..........................................................................10

3. INTRODUÇÃO

O progresso alcançado no campo da soldagem, bem como o desenvolvimento de processos e tecnologias avançadas nos últimos anos, é de tal ordem que todo aquele que não possuir uma mentalidade aberta, capaz de assimilar novas ideias, será ultrapassado e incapacitado para acompanhar o atual ritmo do progresso industrial.

Existem várias definições de solda, segundo diferentes normas. A solda pode ser definida como uma união de peças metálicas, cujas superfícies se tornaram plásticas ou liquefeitas, por ação de calor ou de pressão, ou mesmo de ambos. Poderá ou não ser empregado metal de adição para se executar efetivamente a união.

Na soldagem, os materiais das peças devem ser, se possível, iguais ou, no mínimo, semelhantes em termos de composição. As peças devem ser unidas através de um material de adição, também igual em termos de características, pois os materiais se fundem na região da solda.

O metal de adição deve ter uma temperatura de fusão próxima àquela do metal-base ou, então, um pouco abaixo dela, caso contrário, ocorrerá uma deformação plástica significativa.

4.Histórico de Soldagem

Soldagem é a técnica de unir duas ou mais partes, assegurando entre elas a continuidade e as características mecânicas e químicas do material. A palavra soldagem designa a ação de unir peças: a palavra solda designa o resultado ou produto da operação. Parte do desenvolvimento que levaria aos métodos de soldagem empregados atualmente teve origem em tempos remotos. É bem possível que a origem dos metais tenha coincidido com a do fogo, tido como descoberto por volta do ano 8000 a.C. Há 5000 anos, na cidade de Ur, Caldéia, uniam- se peças de ouro, considerando o primeiro metal obtido e utilizado, por meio de uma técnica hoje conhecida com solda brasagem.

Há 3000 anos, o homem inventou o processo de forjar aquente, concentrando o calor na zona da peça que queria ligar, seguido de martela mento. O advento do ferro, por volta de 2000 a.C., foi um passo importante para a metalurgia. Descobertas arqueológicas indicam que o início do desenvolvimento do metal deu-se na Mesopotâmia, de onde foi para a China e Índia, e depois para o Egito, Grécia e Roma. Nesse período, o homem começou fabricar utensílios de duas ou mais partes por meio de união por forjamento a quente, colocando uma peca sobre a outra até que se soldas sem. Uma das mais antigas notícias que se tem sobre a soldagem remota ao forjamento da espada de Damasco, (1300 a.C. ) e ao uso de uma espécie de maçarico soprado pela boca, usando álcool ou óleo como combustível: Esta técnica usada pelos egípcios para fundir e soldar bronze, foi transmitida a gregos e romanos.

4.1. Características do Processo

A soldagem é sem dúvida alguma o meio mais barato, importante e versátil de união entre os materiais após os anos 30, quando utilizava-se rebites.Sua importância caracteriza-se pelo fato de unir todos os metais comerciais, de ser aplicado em qualquer local, por propiciar flexibilidade de projeto, reduzir custos de produção e fabricação e pela facilidade em ser utilizado em recuperação e manutenção de manufaturados.O campo de aplicação de soldagem é praticamente irrestrito. Assim sendo, sua aplicação pode variar desde a viabilização de uma cadeira com armação metálica, até as naves espaciais mais sofisticadas, que seriam inviáveis sem o conhecimento da soldagem.

5. Diferença entre soldagem de manutenção e produção

A soldagem de produção é realizada dentro de condições favoráveis, isto é, as especificações são determinadas, os equipamentos apropriados encontram-se disponíveis, a composição química do metal de base é conhecida, bem como os parâmetros em que se deve trabalhar.

É na soldagem de produção que são preparados corpos-de-prova soldados com parâmetros adequados. A seguir esses corpos-de prova são submetidos a testes destrutivos para confirmar as características mecânicas das juntas soldadas.

Ao contrário da soldagem de produção, na soldagem de manutenção existem restrições e limitações que são agravadas pela rapidez com que deve ser efetuada a recuperação do componente.

5.1 Classificação do Processo de Soldagem

Atualmente, os processos antigos de soldagem quase não têm aplicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com