TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeostasia

Seminário: Homeostasia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição

Hipertrofia muscular é o aumento do volume dos músculos que é conseguido através de exercícios físicos intensos, como os praticados no esporte e na academia de musculação.

Para que o ganho de massa muscular, a chamada hipertrofia aconteça mais rápido é preciso fazer exercícios com peso e resistências cada vez maiores e é muito importante consumir uma maior quantidade de carboidratos, para ter mais energia, proteínas, para que os músculos fiquem fortes e fontes de postássio, como a banana, para diminuir as chances de cãibras musculares.

Para manter a hipertrofia é preciso fazer sempre a atividade física. À medida que o indivíduo vai diminuindo o ritmo do treino, o aumento da massa muscular vai se mantendo. Mas quando ele para de realizar os exercícios, aos poucos os músculo voltam ao seu tamanho original.

O ideal é trabalhar o corpo como um todo para prevenir compensações e futuras dores. Um erro comum que as mulheres cometem é só trabalharem os músculos das pernas, coxas e glúteos. O que em pouco tempo pode se refletir em dores nas costas.

Atrofia muscular é caracterizada pela diminuição do volume muscular. Ela pode ser causada por alguma doença ou simplesmente pela falta de uso de um grupo muscular como ocorre no sedentarismo. Algumas doenças que causam atrofia muscular são a esclerose, distrofia muscular de Duchenne e distrofia muscular progressiva. Com o uso contínuo e o desenvolvimento dos músculos através de exercícios de musculação a atrofia muscular pode ser diminuída, quando ela não é causada por alguma doença a nível neurológico. Porém quando há alguma doença neurológica envolvida os exercícios musculares podem diminuir a atrofia mas não podem impedir que ela progrida. A maior complicação que a atrofia muscular pode trazer é a deformação das articulações, como ocorre em alguns casos de indivíduos paraplégicos que por não movimentarem as pernas apresentam os pés caracteristicamente deformados.

Câimbras podem acontecer quando menos se espera. De repente, a pessoa sente uma dor intensa provocada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas. As contrações usualmente se instalam nos membros inferiores e ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos. A água facilita as contrações e o relaxamento das fibras musculares e dos tendões. A falta dela deixa-os mais sujeitos a espasmos O frio faz com que a musculatura fique mais tensa e contraída, o que facilita a ocorrência de espasmos das fibras musculares Nos mais velhos, o estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado por placas de aterosclerose pode provocar câimbras, quando a musculatura é solicitada com mais intensidade.

Distrofia muscular de Duchenne e distrofia muscular de Becker são os tipos mais conhecidos e frequentes das distrofias musculares, mas existem outros classificados de acordo com a produção anormal de determinadas proteínas musculares.

Existem formas leves de distrofia muscular de evolução lenta que só se manifestam na vida adulta. Um exemplo é a distrofia fácio-escápulo-umeral que afeta os músculos da face e da cintura escapular, região do organismo relacionada com o funcionamento e a mobilidade do membro superior.

O quadro clínico é extremamente variável. A mutação de um gene que determina a ausência de determinada proteína pode gerar uma doença mais leve ou mais grave. Entre os sintomas principais destacam-se:

* Atrofia e fraqueza muscular progressiva;

* Retardo e comprometimento da ambulação;

* Déficit muscular progressivo e generalizado;

* Comprometimento da musculatura respiratória e cardíaca

Miastenia gravis é a fraqueza muscular decorrente de distúrbios nos receptores de acetilcolina localizados na placa existente entre os nervos e os músculos. Isso interfere na transmissão do impulso nervoso e provoca o enfraquecimento dos músculos estriados esqueléticos.

A doença pode manifestar-se em qualquer idade, mas acomete mais as mulheres do que os homens, entre 20 e 35 anos. Depois dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com