TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeostasia

Tese: Homeostasia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

As funções do corpo humano são decorrentes de processos físicos e químicos que acontecem em nossas celulas. A ação dos sistemas de controle sistêmico permitem o estabelecimento de um equilíbrio entre as funções corporais, através da ativação ou inibição de organismos que alteram a atividade de células, órgaos e tecidos. Os sistemas de controle das funções corporais tem um objetivo comum em manter a homeostasia, que significa o equilíbrio interno das células. Todos os órgãos e tecidos do corpo humano realizam funções para manter essas condições constantes.

DESENVOLVIMENTO:

Foi feito uma experiência onde verificou-se os sinais vitais de uma paciente de 21 anos de idade, não praticante de exercícios físicos, onde à deixamos em repouso por aproximadamente 5 minutos, entoa verificou-se os seus sinais que foram de:

- Temperatura axilar: 36°

- Frequência cardíaca: 76 bpm

- Frequência respiratória: 13 respirações por minuto.

- Pressão arterial: 100 x 60 mmhg

Após as verificações, pediu-se que a paciente pratica-se por volta de 10 minutos de exercícios aeróbicos para que pudessemos verificar os seus sinais vitais logo após o término dos exercícios, onde obtivemos os seguintes resultados:

-Temperatura axilar: 37°

- Frequência cardíaca: 90 bpm

-Frequência respiratória: 25 respirações por minuto.

Pressão arterial: 110 x 60 mmhg

Notou-se um aumento gradativo relacionado com o tempo de exercício aeróbico, pois com o aumento da atividade física os órgãos musculares necessitam de mais oxigênio, este que vem da respiração e é distribuido para todo o corpo através do sistema cardiovascular, sendo assim, preciso um aumento gradual da frequência cardiorrespiratória para manter a homeostase do nosso corpo.

CONCLUSÃO:

Em resumo, pode-se dizer que durante um período de exercícios, o corpo humano sofre adaptações cardiovasculares e respiratórias a fim de atender as demandas aumentadas dos músculos ativos e, à medida que essas adaptações são repetidas, ocorrem modificações nesses músculos, permitindo que o organismo melhore o seu desempenho. Entram em ação os processos fisiológicos e metabólicos, auxiliando na distribuição de oxigênio pelos tecidos em atividade, já que os mesmos tem uma carência em recompor a energia cedida para o meio externo. Contudo para que esta busca pelo equilíbrio ocorra é necessário um aumento da refrência respiratória e cardiovascular, já que os mesmos são respectivamente responsáveis pelas trocas gasosas e distribuição de oxigênio para o organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com