TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique o que é fisiologia e homeostasia?

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

Questões:

1) Explique o que é fisiologia e homeostasia?

Resposta: Fisiologia é o estudo da natureza dos organismos, trazendo entendimento das funções biológicas do organismo e de como o todo é capaz de realizar funções essenciais à vida. Seu nome tem origem grega: “physis” (fisio) – natureza das coisas, “logos” (logia) - estudo.

Walter Cannon nomeou de “homeostase” a descoberta do francês Claude Bernard, que observou que o meio interno do corpo permanecia constante, mesmo com as alterações do meio externo. Homeo – igual, Stassis – ficar parado.

2) O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

Resposta:

• RIBOSSOMO: são estruturas granulosas que contem uma mistura de RNA e proteínas, responsáveis pela síntese de novas moléculas de proteína na célula.

• RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO: parte do retículo endoplasmático que contém ribossomos, responsável pela síntese proteica.

• RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO: parte livre de ribossomos, responsável pela síntese de substâncias lipídicas.

• COMPLEXO DE GOLGI: formado por varias camadas de vesículas finas e achatadas, funciona em associação com o retículo endoplasmático, é onde as substâncias contidas no retículo endoplasmático são processadas para formar os lisossomos.

• LISISSOMO: são dispersas no citoplasma em forma de vesícula, contendo enzimas hidrolíticas, responsáveis pela quebra de estrutura celular danificada, partículas de alimentos ingeridos e materiais indesejados.

• PEROXISSOMOS: são vesículas com oxidases, capazes de combinar íons de oxigênio com de hidrogênio para formar o peróxido de hidrogênio, capaz de oxidar substâncias que poderiam ser tóxicas para célula.

• MITOCÔNDRIA: onde ocorre a biossíntese de ATP, uma substância de alta energia, composta por uma membrana interna e outra externa. A membrana interna forma uma crista onde se encontra enzimas oxidativas. A mitocôndria é preenchida por uma matriz com enzimas dissolvidas, responsáveis por extrair energia dos nutrientes, utilizada na síntese de ATP.

3) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluído intracelular?

Resposta: O corpo humano é composto por 60% de líquido, sendo que a maior parte desse líquido esta no interior da célula, chamado de fluido intracelular (LIC), e cerca de 1/3 está presente fora das células, circulando livremente entre elas, chamado de fluido extracelular (LEC).

O fluido extracelular circula entre o sangue, atravessando os poros das paredes dos capilares sanguíneos, garantindo a troca de sangue e fluidos teciduais. Através do fluido extracelular são transportadas substâncias como íons e nutrientes necessárias para a sobrevivência da célula.

4) O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?

Resposta:

• DIFUSÃO SIMPLES: movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular pela sua energia cinética. Um processo sem gasto de energia, a força motriz é o gradiente de concentração de ambos os lados da membrana. Não precisa de carregadores. Exemplo de transporte: água, gases, íons e moléculas pequenas.

• DIFUSÃO FACILITADA: transporta uma substância através da membrana celular, necessitando de uma proteína carreadora, a molécula acopla-se a proteína que pertence à membrana e desloca-se de um lado para o outro. A força motriz é gradiente de concentração do soluto. Exemplos de transporte: glicose e aminoácidos.

• OSMOSE: transporte da água (solvente) através de uma membrana semipermeável, por causa da espessura pequena do poro da membrana, passando de um meio menos concentrado de partículas para um meio mais concentrado. A força motriz é o gradiente de concentração da água. A pressão osmótica determina a osmolaridade da água através da membrana celular. Exemplo de transporte: água.

• TRASNPORTE ATIVO: responsável pelo transporte de substâncias contra um gradiente de concentração, é considerado um processo ativo devido seu gasto de energia, precisa de carreador especifico. Exemplo de transporte: íons de cálcio, sódio e potássio, ferro, hidrogênio, cloreto e alguns açucarem.

5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.

Resposta: As fases de potencial de ação são:

• DESPOLARIZAÇÃO: quando a célula está com o potencial de membrana em repouso, antes do inicio do potencial de ação a membrana está polarizada, com o inicio de um estímulo, a membrana celular torna-se permeável aos íons de sódio, que por sua vez, entram a favor do gradiente eletroquímico. Com a entrada de sódio na célula (íons carregados positivamente) a polaridade é neutralizada, chegando a zero ou invertendo suas cargas, tronando a célula positivamente carregada (despolarização).

• REPOLARIZAÇÃO: com a permeabilidade da membrana aos íons de sódio ter aumentado, canais de sódio começam a fechar e os canais de potássio a se abrir, tornando a membrana permeável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com