TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Human Resources

Tese: Human Resources. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Tese  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 13

Resumo

Este trabalho tem como abordagem principal a importância dos recursos humanos nas organizações, como pretensão de enunciar as necessidades e as potencialidades deste setor que com a sua evolução vem trabalhando dentro das organizações para valorizar o trabalhador não no seu físico, trabalho manual em si. Mas focado no intelectual humano, valorizando o coeficiente emocional.

O Recursos Humanos não mais como uma departamento pessoal mas um Recursos Humanos Estratégico. Valorizando o emocional e intelectual.

Hoje vivemos em outra realidade, onde o principal objetivo das organizações são as pessoas que fazem parte integrante da empresa e do universo intelectual e humano. O conhecimento deve ser compartilhado e disseminado entre ambos, estabelecendo novas formas de gerenciamento.

O colaborador e a organização caminhando juntos para trilharem seus objetivos, respeitando e somando nos valores da organização. Ser um modelo de diferencial tanto a organização como o empregado para que todos atinjam suas metas.

Palavra Chave: Recursos Humanos, Estratégico, Organização,Valorização.

ABSTRACT

This work has as main approach to the importance of human resources in organizations such claim to articulate the needs and potential of this sector with its evolution has been working within organizations to enhance the employee does on your physical , manual work itself . But focused on human intellectual,valuing the emotional factor .

The Human Resources no longer as a personnel department but one Strategic Human Resources . Valuing the emotional and intellectual .

Today we live in another reality , where the main objective of the organization are the people who are part of the company and the intellectual and human universe. Knowledge should be shared and disseminated among both establishing new forms of management .

The employee and the organization coming together to tread its objectives while respecting and summing the values of the organization . Be a model of differential both the organization and the employee for all to achieve their goals .

Keyword: Human Resources, Strategic Organization Valuation Resources

Sumario

Introdução

A área de Recursos Humanos, tema que será abordada neste trabalho, tem como objetivo administrar as pessoas nos diversos ambientes da organização. Setor que tem como uma das principais incumbências o recrutamento de candidatos adequados que melhor se enquadre nas respectivas vagas em aberto dentro da organização, colocar a pessoa certa no lugar certo; treinando e dando suporte para que o colaborador obtenha o rendimento desejado em curto prazo e permaneça empregado no maior prazo possível, diminuindo a rotatividade e o absenteísmo que causa além de dinheiro, capital humano e conhecimento.

Deve ser focada em políticas para administrar as suas múltiplas disciplinas: Sociologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Medicina do Trabalho, Serviço Social, Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho, Legislação Trabalhista, Previdenciária e Tributária, etc...

Os Recursos Humanos são as pessoas que trabalham com seus diversos talentos para suprir as necessidades de uma determinada organização para esta atinja seus negócios de forma eficaz e eficiente.

A área de Recursos Humanos deve estar voltada, permanentemente, para ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar suas missões, tornando-a competitiva. Além disso, também tem de prover empregados bem treinados e bem motivados, ao mesmo tempo em que desenvolve e mantém a qualidade de vida no trabalho, administra as mudanças e incentiva políticas éticas e comportamento socialmente responsável. (RIBEIRO, 2005, p. 06)

As pessoas nem sempre foram à principal preocupação das organizações, a organização era focada no trabalho, o trabalhador ficava em segundo plano quando se tratava da produção.

A área de Recursos Humanos evolui ao longo dos anos, no antigo modelo o RH era o Departamento Pessoal, focado na burocracia: gerir folha de pagamento e contratações. Hoje o RH evoluiu, adota a gestão estratégica de pessoas, onde todos são vistos como parte integrante da organização fundamental para o sucesso desta. No RH estratégico busca o envolvimento das pessoas para alcançar os objetivos da organização, ao mesmo tempo alcançando também os objetivos próprios.

O desenvolvimento estratégico da organização estimula a construção de relacionamentos confiáveis, entre o colaborador e a empresa. Conhecer o negócio o bastante para engajar e estimulara a todos para que participem dos processos e elaboração. A organização estimula e possibilita que as coisas aconteçam de maneira certa, no momento correto.

No capitulo II, observa-se o desenvolvimento de RH que é um dos aspectos mais importante no modelo de Gestão atual. Processo de formar, treinar e educar pessoas. Estimula o aperfeiçoamento profissional para coma a organização. As organizações vem percebendo que o foco no desenvolvimento dos funcionários é o caminho para o diferencial e as inovações. Juntamente coma teoria de Maslow da auto- realização, através do desenvolvimento de suas necessidades, estar atento ao clima organizacional . Cada um deve subir na hierarquia de necessidades para atingir sua auto –realização.

No cápitúlo III a aplicação das teorias estudas no trabalho, trás a empresa Toyota que destaca a importância do trabalho humano, utilizando do RH estratégico.Contrata e desenvolve as pessoas de maneira a suprir as necessidades da organização em equilíbrio com o elo dos colaboradores que fazem parte contribuindo nas decisões e soluções, agregando valores a todos. A empresa acredita para que se tenha um bom funcionamento, é preciso pessoas adequadas em cargos adequados. Desde o recrutamento, a seleção e a contratação é focado a necessidade atual e futura dos recursos humanos, tudo requer planejamento. Para o recrutamento de cargos baixos a empresa utiliza o recrutamento externo, através do site da empresa. E para cargos de liderança, segunda a cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com