TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E.R.P (Enterprise Resource Planning)

Trabalho Universitário: E.R.P (Enterprise Resource Planning). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  7.462 Palavras (30 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 30

E.R.P (Enterprise Resource Planning)

Autores: Ariane Grotta, Claudenir Magdalene, Fernanda Maria Barato, Márcio José dos Santos, Sandra Norvete.

TAQUARITINGA

2008

Índice

1-INTRODUÇÃO 3

2-SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4

3-SISTEMAS ERP 4

4-CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA ERP 5

4.1-Os sistemas ERP são pacotes comerciais de software 5

4.2-Os sistemas ERP incorporam modelos-padrão de processos de negócios 5

4.3-Os sistemas ERP são integrados 6

4.4-Os sistemas ERP utilizam um banco de dados corporativo 6

4.5-Os sistemas ERP possuem grande abrangência funcional 6

4.6-Os sistemas ERP requerem procedimentos de ajuste 7

5-OUTROS CONCEITOS RELACIONADOS AO SISTEMA ERP 7

6-IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS ERP 9

7-BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DO SISTEMA ERP 10

7.1-Benefícios dos Sistemas ERP 10

7.2-Dificuldades e Possíveis Problemas Relacionados aos Sistemas ERP 10

8-ESTUDO DE CASO 12

9-CONCLUSÃO 29

Referencias Bibliográficas 30

1-INTRODUÇÃO

Estamos atravessando a era da informação. Ela faz com que as empresas utilizem cada vez mais as técnicas e a tecnologia da informação – TI. Esta infoeira exige mudanças no modo de gestão das empresas, que passam a utilizar, de maneira intensa, computadores para processamento de dados , redes de comunicação e automação de processos produtivos com o objetivo de gerar informações para suas operações.

Surge um novo conceito de gestão empresarial, denominado de gestão de recursos de informação ou GRI (em inglês , information resourse management) fundamentado em três componentes:

• Informação, como sendo o modo organizado para apresentar e usar o conhecimento da pessoas para a gestão empresarial;

• Sistemas de informação – SI, que criam um ambiente integrado e consistente capaz de tratar e fornecer informações necessárias a todos os usuários;

• Tecnologia da Informação – TI, entendida como a adequada utilização das ferramentas de informática, comunicação e automação, juntamente com as técnicas de organização e gestão alinhadas com a estratégia de negocio para aumentar a competitividade da empresa.

Os sistemas de informação enterprise resourse planning – ERP, denominados de sistemas integrados de gestão, ou de sistemas para o planejamento dos recursos da corporação, têm sido implantados largamente pelas empresas para atender a essas novas necessidades.

2-SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

De acordo com Laudon e Laudon (1996), sistemas de informação (SI) “podem ser definidos tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informação com a finalidade de dar suporte à tomada de decisões e controle em uma organização. Além disso, os sistemas de informação podem também auxiliar gerentes e trabalhadores a analisar problemas, a visualizar formas complexas e a criar novos produtos

3-SISTEMAS ERP

Os sistemas ERP (enterprise resource planning) podem ser definidos como sistemas de informação integrados, adquiridos na forma de um pacote de software comercial, com a finalidade de dar suporte à maioria das operações de uma empresa. São geralmente divididos em módulos que se comunicam e atualizam uma mesma base de dados central, de modo que as informações alimentadas em um módulo são instantaneamente disponibilizadas para os demais módulos que delas dependam. Os sistemas ERP permitem ainda a utilização de ferramentas de planejamento que podem analisar o impacto de decisões de manufatura, suprimentos, finanças ou recursos humanos em toda a empresa.

O ERP está essencialmente ligado a garantir que as decisões de manufatura de uma empresa não sejam feitas sem levar em consideração seus impactos sobre a cadeia de fornecimento, tanto para frente como para trás. Indo mais adiante, as decisões de produção são afetadas e afetam todas as outras áreas da empresa, incluindo a engenharia, contabilidade e marketing. Para tomar melhores decisões é necessário levar em consideração todas estas importantes interações dentro da empresa.

4-CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA ERP

Os sistemas ERP possuem uma série de características que tomadas em conjunto claramente os distinguem dos sistemas desenvolvidos internamente nas empresas e de outros tipos de pacotes comerciais. Essas características, importantes para a análise dos possíveis benefícios e dificuldades relacionados com a sua utilização e com os aspectos pertinentes ao sucesso de sua implementação, são:

• Os sistemas ERP são pacotes comerciais de software

• Os sistemas ERP são desenvolvidos a partir de modelos-padrão de processos

• Os sistemas ERP são integrados

• Os sistemas ERP têm grande abrangência funcional

• Os sistemas ERP utilizam um banco de dados corporativo

• Os sistemas ERP requerem procedimentos de ajuste

4.1-Os sistemas ERP são pacotes comerciais de software

A idéia básica da utilização de pacotes comerciais é resolver dois dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com