TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP

Trabalho Escolar: ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  4.690 Palavras (19 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO PAULA SOUZA – ETEC COTIA

CONTABILIDADE

ANNA BEATRIZ SANTOS VARJÃO

DANILO SANTANA ALBERTO

GERVÁSIO PEREIRA ROCHA

KÁTIA FREIRE DE ASSIS

RUAN BARBARIS BRANDÃO CORREA

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING – ERP

COTIA – SP

2012

ANNA BEATRIZ SANTOS VARJÃO

DANILO SANTANA ALBERTO

GERVÁSIO PEREIRA ROCHA

KÁTIA FREIRE DE ASSIS

RUAN BARBARIS BRANDÃO CORREA

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING – ERP

Trabalho apresentado ao curso técnico em contabilidade como avaliação parcial da matéria de Aplicativos Informatizados da Contabilidade.

Orientadores:

FELIPO TRINDADE

WAGNER LOPES DE AGUIAR

COTIA – SP

2012

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING – ERP

ANNA BEATRIZ SANTOS VARJÃO

DANILO SANTANA ALBERTO

GERVÁSIO PEREIRA ROCHA

KÁTIA FREIRE DE ASSIS

RUAN BARBARIS BRANDÃO CORREA

ORIENTADOR: ________________________________________

ORIENTADOR: ________________________________________

EXAMINADOR 1: ________________________________________

EXAMINADOR 2: ________________________________________

EXAMINADOR 3: ________________________________________

Cotia, 17 de agosto de 2012

Resumo

Com a capacidade de integrar os dados dos vários departamentos de uma empresa por meio de um único sistema, o ERP (Enterprise Resource Planning) é, sem dúvidas, uma das mais importantes ferramentas corporativas da atualidade. Seu uso traz diversos benefícios à empresa que o implanta. Tais benefícios partem desde a diminuição do tempo gasto nas tarefas cotidianas, já que a comunicação entre seus departamentos é facilitada e graças ao auxílio que os programas informatizados oferecem na realização de seus procedimentos, até a diminuição de custos, aumento na produção e, consequentemente, maior lucratividade. Tais benefícios não podem ser desfrutados imediatamente após a implantação do sistema, podendo levar meses ou até anos de adaptação até o retorno dos valores investidos.

O ERP vem evoluindo com o passar dos anos desde a década de 1950, época na qual os procedimentos ainda eram realizados de modo manual e nem mesmo recebiam essa nomenclatura. O Desenvolvimento do ERP acompanhou o desenvolvimento dos computadores. Foi na década de 1970 que os sistemas que mais se aproximam do ERP atual começaram a ser utilizados. Tais sistemas focavam no estoque e na produção. Mas foi apenas na década de 1990 que surgiu a possibilidade de integração dos diversos setores de uma empresa, originando, assim, o ERP que é utilizado e continua em desenvolvimento até os dias de hoje.

Devido aos altos custos na implementação e uso, o ERP se torna inacessível à empresas de menor porte. Porém, segundo conhecedores do assunto, as perspectivas nos levam a acreditar que, com o tempo, haverá planejamentos das empresas desenvolvedoras do sistema de modo a abrir possibilidades para a implantação de seu produto em empresas de pequeno e médio porte.

Baseados em tais informações apresentamos este trabalho que visa esclarecer o que é, bem como qual a utilização da ferramenta que tem transformado o cenário das atividades organizacionais no Brasil e no mundo.

Sumário

INTRODUÇÃO 5

1. O QUE É 6

2. UTILIZAÇÃO 6

2.1. O USO NO BRASIL E NO MUNDO 9

3. CUSTO DO ERP 11

4. HISTÓRICO 13

5. PERSPECTIVAS FUTURAS 18

6. CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS: 20

Introdução

À medida que tecnologias de informação tornam-se fundamentais em todos os segmentos sociais, as corporações buscam adequar suas atividades a estas tecnologias na mesma proporção que as mesmas mudam. O mercado torna-se mais competitivo e quando uma nova tecnologia é implantada, quem se adapta primeiro logo pode ver-se há “anos luz de distância” dos concorrentes.

É neste contexto que o ERP entra em cena com a proposta de dar às empresas o que elas estão buscando: inovação para aumento de produção e redução de custos.

Embora cada setor de uma empresa seja provido de profissionais qualificados para lidar com suas atividades cotidianas, melhor seria que estas “mentes brilhantes” estivessem unidas de alguma forma para que aquilo que fosse gerado em um determinado lugar pudesse ser aperfeiçoado em outro departamento. Se tudo fosse logo encaminhado a todos os que detêm o poder de decisão para uma aprovação final, então seria perfeito!

Que tal um sistema capaz de gerenciar as comunicações de todos os setores de uma empresa simultaneamente? Com profissionais especializados para dar todo o suporte técnico necessário para implantação e desenvolvimento deste sistema que revolucionaria esta empresa. Qualquer empresário desejaria muito um sistema assim, pois dispensaria uma grande quantidade de tempo gasto nas ações entre departamentos além de possibilitar a fiscalização imediata de tudo que é feito, diminuindo, assim os erros.

Atendendo a estes anseios empresariais, o ERP inovou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com