TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hábito do consumidor cresce em nossa sociedade

Resenha: Hábito do consumidor cresce em nossa sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Diante dos dias atuais, já é difícil distinguir o que é necessidade do que é supérfluo. Hábitos consumistas são cada vez maiores na nossa sociedade.

O Consumismo está relacionado ao uso desenfreado de dinheiro, cartões de credito e não é raro, nos dias de hoje ouvir pessoas dizendo que trabalham apenas para pagar conta, ou que estão endividadas. Mas como que isso acontece muito rápido em pouco tempo?

Bom, são vários os fatores que levam uma pessoa a gastar, mesmo sem ter: estatus, comodidade, qualidade, facilidade, e também necessidade.

O que influencia? O marketing e a propaganda ajuda, mas não é apenas isso. Já faz parte da cultura das pessoas, querer e ter algo novo a cada estação, a cada ano, a cada dia. Podemos perceber isso voltando um pouco no tempo.

Antigamente qual era a diversão das crianças? Bola, pique-esconde, um custo muito baixo e com grande diversão.

Hoje já é hábito toda criança querer um i-pad, um i-phone ou um X-Box. `Brinquedinhos` cada vez mais caros e de gente grande. E isso já é uma realidade.

Têm pessoas que querem ter, mesmo que nunca vão usar, e não basta ter um modelo, querem todas as cores, todos os jeitos com todas as funções.

Talvez se pudessem comprariam um terreno na lua, ou infinitos sapatos, roupas e tudo o que aparecer na frente.

Mas ai, do outro lado, temos o nosso velho e bom consumerismo. O consumo responsável, com perfeito equilíbrio entre produtores, consumidores e distribuidores, os grupos consumeristas pretendem alertar a população para consumir o necessário não entrando em extravagâncias relativamente às posses de cada um, isto é, sem ultrapassar os limites “aceitáveis” do endividamento, de forma a manterem-se sempre com reservas para precaução de acontecimentos inesperados que possam vir a surgir

São os ecologicamente corretos, os que pensam nas gerações futuras, são os conscientes, concluindo, os movimentos consumeristas exercem um papel muito importante na sensibilização para o consumismo, contudo o seu papel não se limita a tal fato, estes movimentos procuram também conhecer à população algumas informações sobre os produtos que escolhem que não é revelada claramente pelos produtores, além disso, procura a preservação ambiental, procurando mobilizar o consumidor para produtos ecológicos e para marcas socialmente responsáveis de forma a obter além de um consumo responsável também obter um consumo sustentável, isto é, sem pôr em perigo os recursos e o ambiente de que virão a usufruir as gerações vindouras, de forma a garantir que as mesmas tenham pelo menos as mesmas condições de vida que as que se obtêm na atualidade.

O mais correto é ter um equilíbrio na hora da decisão das compras e algumas perguntam ajudam muito, como:

Vai ser útil? Eu realmente gostei? Vai prejudicar o meio ambiente?

Vou usar? Vai facilitar?

Já existe empresas alertando os consumidores quanto as compras, mostrando assim ´preocupadas com a saúde do bolso do consumidor.´

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com