TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ètica, politica, sociedade: gestão etica na conquista do consumidor

Seminário: Ètica, politica, sociedade: gestão etica na conquista do consumidor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

3- Ètica, politica, sociedade: gestão etica na conquista do consumidor.

Toda organização depende do desempenho humano para seu sucesso, maneira em que uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano, tendo princípios como estratégias, politicas, praticas, as crenças e valores adotados pela organização, diretrizes que orienta os processos da organização, modelos de comportamentos e relacionamento. Com isso o que se espera das pessoas no trabalho e no modelo de gestão corresponde ao fator interno como a tecnologia adotada, produtos e serviços oferecidos, cultura organizacional, estrutura e fatores externos como a cultura de trabalho da sociedade.

Estabelecer quais são as regras de convivência em sociedade é de suma importância para adquirirmos uma nova noção de justiça e igualdade que garanta um mínimo de bem estar para todos. A necessidade de se desenvolverem novos padrões de consumo está se transformando cada vez mais discutido em debates, ora se relatando a mudança de postura do consumidor, ora relatando modelos inovadores de negócios ou de circulação de atores para redesenho das relações econômicas, sociais e politicas para a incorporação dos valores sustentáveis.

A base dessas politicas precisa considerar as necessidades das populações que pretendem atender, e o desafio é entender essas realidades, ouvir os cidadãos e faze- lós participar juntos de uma mudança, uma proposta para renovar os padrões e níveis de consumo capazes de reconhecer e articular com iniciativas de difusão do consumo sustentável propostas em conjunto pela sociedade civil e do mercado.

O cenário aponta um conflito de interesses individuais e coletivos, no qual a consciência se decompõe entre as preocupações do individuo e as da sociedade. Ao adotar pequenas posturas, como a busca por produtos orgânicos ou mesmo a recusa em usar sacolas plásticas, na verdade o sujeito contemporâneo parece vivenciar uma dicotomia entre ser um bom consumidor, aquele que faz girar a economia, dando uma utilidade monetária a sua existência e ser um bom cidadão, aquele preocupado com a origem dos produtos e modo de produção, muitas vezes se escondendo atrás dessas pequenas atitudes para mostrar consumidor defensor do meio ambiente.

A politica que deve ser adotada na minha manutenção de uma gestão ética nas organizações baseia no relacionamento, dialogo com os colaboradores, ou seja, ter um clima de trabalho agradável aonde o funcionário se sente respeitados, tendo prazer em trabalhar e obter resultados para a empresa. Estabelecer politicas que favorecem os trabalhadores, consumidores, uma empresa que valoriza a diversidade, combate a discriminação de todos os tipos e ter um código de ética, visando sempre atender as necessidades do consumidor e estar atualizado na mídia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com