TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

I - Vantagens Das Novas Tecnologias Para Os Negócios E Para O Lazer.

Trabalho Universitário: I - Vantagens Das Novas Tecnologias Para Os Negócios E Para O Lazer.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  2.987 Palavras (12 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 12

Trabalho de Informática

I - Vantagens das novas tecnologias para os negócios e para o lazer.

As crescentes mudanças que ocorrem no mundo empresarial vêm obrigando as organizações a estarem inseridas no contexto das novas tecnologias, que é premissa básica para aquele que deseja estreitar relações com o seu público-alvo. Assim, os profissionais de marketing buscam vários meios de relacionamento com seus clientes como base para sua sobrevivência. Numa sociedade sintonizada com a internet, as redes sociais atuam como peça-chave para fortalecer círculos de amizade, conhecer pessoas de diferentes culturas, trocar experiências e compartilhar ideias. É neste contexto que as empresas descobriram um novo modelo para travar negócios, incentivar interesses, criar mercados, conhecer os consumidores, testar novos produtos e monitorar suas marcas; são as redes de relacionamento como o Orkut, Myspace, Facebook, You Tube, blogs, Twitter entre outros. Baseada na técnica de análise de conteúdo foi realizada uma pesquisa dos dados estatísticos referentes a essas ferramentas de comunicação, com o objetivo de analisar a importância das redes sociais e seu uso pelo setor de marketing na organização, à luz do referencial teórico e que pretende apresentar qualitativa

e quantitativamente estas informações. Ficou claro que as empresas que se utilizam das redes sociais como estratégia de comunicação, estão obtendo melhores resultados e vantagem competitiva no mercado.

As empresas ao utilizarem as tecnologias tem: benefícios de telecomunicações, comércio on-line, sistemas de computador e ainda podem criar um site atraente.

As tecnologias e a internet também beneficiam as nossas vidas, tanto profissionais quanto educacionais e de lazer. Os professores interagem mais com os alunos nas redes sociais alem de ter a vantagem de passar trabalhos e até mesmo explicar.

Também há a busca pelos colegas sumidos e por velhos amigos. A rede social nos dá a possibilidade de encontrar velhos amigos que mudaram de cidade há muito tempo, colegas e até familiares. Podemos nos comunicar com eles nas redes sociais e se encontrar na vida real. Alguns anos atrás, apenas poderia se sonhar com tal possibilidade. Encontrar novos amigos e conhecer novas pessoas. As redes sociais oferecem grandes possibilidades de namoro. Devido a grande quantidade de usuários, as redes sociais fornecem a possibilidade a todos os membros de descobrirem amigos de acordo com seus interesses e hobbies.

II - Análise da Evolução do modelo de negócio com o crescimento da internet e a popularização das redes sociais.

O mundo está cada vez mais digital e interconectado. É inegável que as tecnologias têm se tornado cada vez mais presentes em todos os aspectos da vida humana – social, profissional, pessoal –, impactado e afetado a sociedade, a cultura, o modo como vivemos e interagimos com o mundo. Num mercado globalizado e amplamente competitivo, é muito importante que as empresas procurem se utilizar das ferramentas tecnológicas para obter vantagens competitivas e se destacar entre as demais, além de oferecer um alto valor agregado para o cliente. Se por um lado as inovações tecnológicas trouxeram muitos problemas para a sociedade através da substituição do trabalho humano pelo das máquinas, por outro lado permitiu o surgimento de muitos modelos de negócios e possibilitou o crescimento e a expansão de muitas pequenas empresas, que participam do mercado numa forma bem mais justa e equilibrada de concorrência.

Internet é uma inovação tecnológica que tem produzido inúmeros impactos no mundo dos negócios. Através delas muitos modelos de negócios foram criados, aperfeiçoados e até mesmo extintos. A internet, somada às tecnologias a ela relacionadas, deu corpo e alma ao mundo totalmente conectado e interligado.

Este trabalho se propõe a analisar a influência que as diferentes ferramentas da internet vêm tendo sobre as organizações, de que forma elas vêm sendo modificadas para se adaptarem a esse novo cenário e as inovações que vêm surgindo nos últimos anos. A pesquisa se dará através da leitura e da compilação de ideias dos mais renomados autores da área de tecnologia e mídias sociais, além de pesquisas na internet. O estudo teve como base principal livros de referência, como Marketing na Era Digital, de Martha Gabriel, que aborda as estratégias de marketing nesse cenário digital, além dos livros Manual de Marketing em Mídias Sociais, de Darren Barefoot e Julie Szabo, O poder das redes sociais, de Tara Hunt, Marketing 3.0, de Philip Kotler, Redes Sociais, de Rob Cross, e E-Business, de Havi Kalakota, entre outros, todos voltados para o estudo das novas tecnologias digitais com foco em desenvolvimento organizacional.É o mais novo modelo de negócios virtuais, caracterizado pela comercialização de produtos e serviços diretamente através das redes sociais. Segundo Gabriel (2010, p. 319), podemos definir o comércio social (s-commerce) como um subconjunto do comércio eletrônico (e-commerce) que emprega ferramentas colaborativas de redes sociais para auxiliar na compra e venda on-line. O comércio social não está relacionado apenas a motivar as pessoas a falarem sobre sua marca nas redes sociais, mas a incentivá-las a fazerem compras por meio do canal social, ou seja, o comércio social integra ambientes de venda (B2B ou B2C) a formatos de redes sociais. No Brasil esse é um modelo de negócios ainda nascente, que começou a existir inclusive há poucos dias com o lançamento da primeira loja no Facebook. De acordo com o site de notícias G1, a primeira loja on-line da LikeStore foi lançada no último dia 18 de maio, pela Show de Ingressos, que fará a primeira experiência com a ferramenta. Segundo Gabriel Borges, diretor da empresa, o serviço permitirá que os usuários façam compras na própria rede social. Como se vê, mais uma modalidade de vendas que promete se destacar, fazendo com que o comércio eletrônico ganhe mais e mais adeptos. Os inúmeros avanços tecnológicos das últimas décadas vêm modificando a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e fazem negócios. O modo como as pessoas compram sofreu muitas transformações e hoje as estratégias de marketing têm que ser moldadas a esse novo público, mais exigente, que interage, dá e busca opiniões sobre empresas, produtos e marcas, que sabe que tem poder e se aproveita disso. Segundo Kotler (2001, p. 8), Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com