TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB, EDUCANDO PARA CRESCER CADA VEZ MAIS

Exames: IDEB, EDUCANDO PARA CRESCER CADA VEZ MAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

FABIANA RIBEIRO COSTA

IDEB, educando para crescer cada vez mais.

Mercês

2013

FABIANA RIBEIRO DA COSTA ARAÙJO

IDEB, educando para crescer cada vez mais

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Nas disciplinas de: O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Psicologia da Educação II; Comunicação e Linguagem; Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.

Profs. Vilze Vidotte, Carlos Eduardo Gonçalves, Juliana Fogaça, Fábio Luiz da Silva.

Tutora: Michelle Brambilla de OliVEIRA

RESUMO

A intenção do trabalho é refletir sobre a questão do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação básica), ele foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O trabalho tem enfoque pedagógico e os resultados das entrevistas deixam claro que o ideb amplia a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

INTRODUÇÃO

Em 2007, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados em 2005. Dois anos mais tarde, em 2007, ficou provado que unir o país em torno da educação pode trazer resultados efetivos.

Se o ritmo DO IDEB for mantido, o Brasil chegará a uma média superior a 6,0 em 2022. É o mesmo que dizer que teremos uma educação compatível com países de primeiro mundo antes do previsto.

Com o objetivo de relatar dados relacionados ao ideb de duas escolas, o trabalho faz um comparativo entre as duas instituições de ensino relacionando seus resultados com a média nacional, firmando a proposta que vem sendo feita ou propondo mudanças para alcançar melhores resultados, pois quando melhoramos a educação, melhoramos o país.

Palavras-chave: Ideb, índice de desenvolvimento da educação básica, e escola.

DESENVOLVIMENTO

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. É calculado através do rendimento escolar (aprovação e evasão) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. O Ideb é medido a cada dois anos e apresentado numa escala que vai de zero a dez. No total, o Ideb estabelece notas para 46 mil escolas públicas do país e, considerando os resultados, aponta quais escolas precisam de investimentos e cobra resultados. Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou maior a seis.

Para ampliar nossa reflexão sobre a questão do ideb, foram realizadas duas entrevistas com gestores de duas escolas diferentes, a primeira com um diretor da rede pública estadual de ensino e a segunda com uma diretora da rede pública municipal.

O resultado passado pelo diretor foi excelente, 6,4, média almejada pelo MEC para o ano de 2022, ou seja, essa instituição de ensino alcançou muito antes do previsto o nível as escolas de países de primeiro mundo. O resultado segundo ele estava mais do que previsto, pois a escola trabalhou com plano de metas e pacto de resultados firmados com a see\mg. Além disso, os professores durante todo o ano letivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com