TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: ELABORAR UM PROJETO BÁSICO, CONCEITUAL E LÓGICO PARA IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO E/OU EVOLUÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO REAL

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância


TEMA: ELABORAR UM PROJETO BÁSICO, CONCEITUAL E LÓGICO PARA IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO E/OU EVOLUÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM UMA ORGANIZAÇÃO REAL.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA -  3ª SEMESTRE.

                                Nomes:                                         RA:    

Bruno Rebuci Sá                           2860942377    

Diego Marques Garcia                  2869939318

Ellen Ramos Santos                      2816731758

Marcelo Lopes da Silva                 9929032917

Rogerio Salvatori                           1254476943

PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III - (PROINTER III)

TUTOR ONLINE: Alexandre Batista do Prado.

FACULDADE ANHANGUERA SÃO BERNARDO.

São Bernardo do Campo, 10 de maio de 2016.


PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III - (PROINTER III)

TUTOR ONLINE: Alexandre Batista do Prado.

FACULDADE ANHANGUERA SÃO BERNARDO.

São Bernardo do Campo, 10 de maio de 2016


Sumário

1 APRESENTAÇÃO1

2 ANÁLISE SITUACIONAL2

2.1 Situação Atual2

2.2 Mapeamento dos Sistemas de Informação3

2.3 Problemas e Oportunidades5

2.4 Proposta6

3 PROJETO LÓGICO6

3.1 Visão do Projeto6

3.2 Modelagem de Negócio7

4 CONCLUSÃO13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS14



1 APRESENTAÇÃO

Através do estudo que será realizado nesse trabalho veremos que a análise de informações, levantamento de dados, funcionalidades e rotinas de trabalho é essencial para o desenvolvimento de uma solução tecnológica que otimize um determinado processo problemático de uma empresa. Serão mostradas as etapas necessárias para levantamento da situação atual da empresa e identificação de um de seus principais problemas e como soluciona-lo com o auxílio de um software customizado.

O software especifico para solução de um determinado problema auxilia no crescimento acelerado da empresa, ora que com a otimização de seus processos a empresa especifica consegue dedicar esforços no que realmente importa para seu negócio e não em rotinas e/ou processos repetitivos. Tais rotinas e/ou processos podem e devem ser minimizados o máximo possível afim de evitar desperdícios de tempo com analises de critérios que apresentem determinados tipos de padrões pré-estabelecidos que podem ser automatizados.

Para realizar as análises e levantamentos serão utilizados documentos auxiliares como planilhas do Excel com formatos específicos e devidamente planejados para realização da coleta de informações e identificação da situação atual da empresa e também diagramas de caso e uso afim de detalhar o máximo possível o problema e a futura solução para resolução do problema identificado.

Toda a solução do problema será realizada utilizando técnicas de programação orientada a objetos com o auxílio de diagramas de caso e uso, diagramas de classes e diagramas de sequencias, seguindo os padrões pré-estabelecidos pela UML 2.0. Para realizar a diagramação será utilizado o software Enterprise Architect da empresa Sparx Systems, empresa especializada em ferramentas para modelagem e design de diagramas profissionais.


2 ANÁLISE SITUACIONAL

2.1 Situação Atual

Foi realizado um levantamento utilizando como base a empresa IT Útil, que atua exclusivamente em plataforma web e pode ser acessado através do endereço http://www.itutil.com.br sendo sua principal atividade fornecer suporte/consultoria em soluções de TI, por meio de artigos técnicos, suporte por e-mail, chat online ou através de acesso remoto auxiliando diretamente o usuário em tempo real. A empresa também realiza como atividade secundaria a venda de smartphones e computadores utilizando a indicação de compras com links gerados de sites parceiros.

Atualmente para que a empresa realize análises comparativas de dispositivos utilizando critérios pré-estabelecidos por seus clientes, todo o processo acaba sendo demasiadamente demorado devido ao grande número de dispositivos disponíveis no mercado e ao constante lançamento de novas versões destes dispositivos. O processo de comparação é realizado de forma manual utilizando apenas planilhas do software Microsoft Excel, tais planilhas são utilizadas mantendo-se todas as informações dos dispositivos, versões, modelos, recursos e preços, com isso um analista da empresa realiza as devidas comparações com os cadastros ali disponíveis, em seguida realiza buscas na internet em diversos sites afim de confrontar as informações sobre os dispositivos e manter tal cadastro atualizado.

Nota-se que para que seja eficaz a realização da tarefa é necessária que a planilha base utilizada seja mantida atualizada também em todos os computadores dos atendentes, vez que não existe um sistema unificado para gerenciar as informações, correndo assim o risco dos atendentes ficarem com informações divergentes.

Manter a operação da forma atual acaba não sendo viável ora que a medida que a empresa crescer a mesma terá que investir em recursos humanos desnecessários para que consiga continuar o pleno atendimento mantendo a qualidade de seus serviços. Caso opte por não fazer tal investimento, a mesma acabara correndo risco de perder clientes devido ao fato de novos atendentes não entenderem corretamente a utilização adequada das planilhas utilizadas e acabarem orientando de forma incorreta seus clientes, prejudicando assim a imagem da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (73.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com