TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS PARA CAPACITAÇÃO DE LÍDERES.

Artigos Científicos: IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS PARA CAPACITAÇÃO DE LÍDERES.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Nos últimos anos, o tema competência comportamental, seu desenvolvimento, sua gestão, entrou para a pauta das discussões empresariais. Este trabalho teve como objetivo identificar o grau de conhecimento das competências comportamentais para propor possível plano de treinamento para capacitação de líderes. Com a pesquisa bibliográfica pode-se verificar a importância do preparo de um líder para os processos atitudinais de gerenciamento de pessoas e processos, de maneira a auxiliar a organização a atingir suas metas. Percebe-se que todos possuem a competência técnica, mas necessitam estar em constante desenvolvimento com as competências comportamentais. Em um segundo momento foi realizado coleta de dados através da aplicação de pesquisa quantitativa, com 20 líderes entrevistados para identificação do grau de conhecimento e habilidade sobre cada competência descrita na forma de atividades rotineiras e estratégicas da função. Com base nas informações obtidas na análise da pesquisa, foi possível identificar que é necessário propor um Plano de Capacitação para líderes, assim como metodologias de avaliação do plano de forma a torná-lo não apenas uma ferramenta momentânea,mas também como um processo contínuo de capacitação.

Palavras-chave: Capacitação de líderes, Competências Comportamentais, comportamento.

1 INTRODUÇÃO

Por mais que uma empresa ofereça ferramentas e treinamentos técnicos que impactem diretamente no desempenho dos seus funcionários, sempre será necessário algo a mais para que eles, de fato, mostrem-se comprometidos com o negócio e revertam suas atividades em diferenciais significativos.

Isso tem levado várias organizações a investirem no lado comportamental dos seus talentos humanos, inclusive através de ações sistemáticas que ajudam os colaboradores a quebrar paradigmas. Verifica-se que muitas organizações contratam pela competência técnica e acabam desligando por falta de competências comportamentais.

Entende-se que para se atingir ótimos resultados, tantos profissionais como pessoais, precisa-se estar em constante desenvolvimento. Saber lidar com as adversidades, dar feedback constante aos subordinados e aprender a aprender, são tarefas difíceis para quem esta focado em resultado através da competência técnica.

As organizações estão preparando seus líderes para que os mesmos entendam a necessidade do desenvolvimento constante e o poder de saber influenciar as pessoas e torná-los seus seguidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com