TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IE No Trabalho

Casos: IE No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

O modelo de liderança tem mudado gradativamente e para acompanhar tais mudanças, cada líder tem que se adequar às novas estruturas organizacionais, uma vez que trabalhar com diversos tipos de pessoas não é uma tarefa fácil, pois o ser humano é dotado de uma diversidade de comportamentos e motivações que exigem uma percepção apurada.

Com a conscientização dos funcionários em relação aos seus papéis nas organizações para opinar sobre métodos de operacionalização e os processos decisórios, deixaram muitos líderes sem saber como administrar este novo cenário, uma vez que eles estavam habituados com a liderança tradicional e acreditavam que o único responsável pelo direcionamento da equipe era o líder.

Com isto, o mundo empresarial constantemente alvo de intensas transformações, demanda adaptações rápidas e eficazes dos líderes e das organizações. Em meio a esse ambiente, a pergunta problema proposta é estudar quais são as características desejadas para a capacitação de líderes nas organizações.

Com a abertura do mercado promovido pela globalização, as transformações estão acontecendo de forma rápida e uma organização que possui profissionais altamente capacitados irá se sobressair diante de um quadro competitivo onde a concorrência se faz presente nos mínimos detalhes.

Atualmente os programas de capacitação visam o desenvolvimento de competências para contribuir com os objetivos organizacionais e propiciam o aperfeiçoamento das habilidades indispensáveis para os líderes realizarem com sucesso seu papel, aumentarem seu desempenho e se tornarem mais dinâmicos e capazes de alcançarem suas metas.

A hipótese para a problemática proposta é que as características para a capacitação de líderes é uma decisão estratégica e envolve a definição das habilidades técnicas, humanas e conceituais do perfil do líder.

As organizações perceberam ao longo do tempo que, para serem bem sucedidas, precisam investir no capital humano por meio de capacitações, visando fortalecer os conhecimentos e trazer novas estratégias para resolução de problemas nos processos gerenciais ou operacionais.

O objetivo deste artigo é ressaltar a importância de capacitar às lideranças, estudar as habilidades que definem as características desejadas para a capacitação e as vantagens estratégicas deste processo.

Este artigo Está divido nas seguintes partes: Conceito de Liderança; O Papel do Líder nas Organizações; Capacitação; Programas de Capacitação e Vantagem Competitiva de um Líder Capacitado.

2 Conceito de Liderança

Segundo Chiavenato (2004), a liderança, na abordagem clássica da administração, era definida como uma forma de dominação ou controle, onde a função do líder era estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais. Este conceito vem mudando e na Teoria das Relações Humanas a liderança passa a ser considerada um elemento vital para o sucesso de uma organização, onde os líderes são os agentes de mudanças e sua principal função é facilitar o alcance dos objetivos junto a seus liderados e proporcionar oportunidades para o crescimento e aperfeiçoamento pessoal.

Os líderes, segundo a Teoria X de Douglas McGregor (apud Davis e Newstrom, 2002), admitem que as pessoas não gostam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com