TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO DINHEIRO

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DO DINHEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Com a finalidade de apresentar a empresa KITCHEN – Cozinhas Planejadas Ltda., a importância de se organizar e conhecer as várias formas que as empresas têm para isto, o trabalho apresenta a importância desta organização e os benefícios de uma empresa bem organizada.

No anexo demonstramos o fluxo de caixa projetado para os próximos seis meses, discorrido também sobre o custo de oportunidade que futuramente a empresa pode vir utilizar em sua produção. Também foi conceituado o payback descontado vindo logo após exemplificar as diferenças de impostos, contribuições e taxas, pois muitos empresários ainda têm dificuldade em distinguir estes três tributos, continuando ainda ao se falar de tributos foi discorrido sobre a competência tributária.

Pensando que a empresa KITCHEN – Cozinhas Planejadas Ltda. futuramente possa a vir entrar no mercado de capitais, também foi explicado o conceito do que é o mercado de capitais.

A pesquisa de campo sobre os controles financeiros utilizados nas empresas é de suma importância pois a empresa KITCHEN – Cozinhas Planejadas Ltda. terá uma base de quais controles poderá estar utilizando em suas depencias e setores contribuindo assim com a organização total de todos os setores vindo a tomar decisões mais eficazes.

2 A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa possibilita o controle financeiro da empresa, este instrumento é importante para a empresa ver o volume de dinheiro disponível no caixa para prover seus compromissos. Controla a movimentação financeira, ou seja, as entradas e saídas de recursos financeiros durante um determinado período de tempo.

Pelo método direto, o fluxo de caixa apresenta os recebimentos e pagamentos provenientes das atividades operacionais da empresa. Este método facilita a avaliação de solvência da empresa e avalia toda a movimentação de recurso, de onde entrou e para onde vão os recursos financeiros da empresa.

Pelo método indireto, apresenta a partir do lucro líquido, os recursos financeiros referentes às atividades operacionais e é ajustado pelas contas de resultado que não afetam o caixa da empresa.

No caso da indústria KITCHEN – Cozinhas Planejadas Ltda., o fluxo de caixa foi projetado pelo método direto partindo diretamente do saldo inicial constante no caixa desta empresa em 01 de Janeiro de 2.014.

Esta empresa não é obrigatória a fazer o fluxo de caixa, pois o seu patrimônio líquido não chega a R$. 2.000.000,00 (dois milhões de reais) mas partiu do interesse da empresa verificar sua situação financeira projetada para os próximos 6 meses do ano seguinte 2014 o que demonstra o total interesse dos sócios nas finanças futuras.

3 CUSTO DE OPORTUNIDADE

Um termo muito usado na economia para exemplificar que é o valor associado a melhor alternativa não escolhida.

Um exemplo básico é uma empresa que fabrica cadeiras e só tem esse item em sua produção, mas que por iniciativa própria resolve fabricar mesas, se em sua fabricação mensal de cadeiras esta empresa produzia 30 cadeiras o custo de oportunidade fica por conta das cadeiras que esta empresa vai deixar de vender para se fabricar as mesas com os mesmos recursos utilizados para se fabricar as cadeiras.

Colocando o custo de oportunidade na empresa KITCHEN – Cozinhas Planejadas Ltda. que atualmente fabrica cozinhas planejadas e futuramente esta pensando em colocar também em sua produção a fabricação de estantes para sala totalmente planejada, a empresa pode ficar ciente que deverá levar em conta o custo de oportunidade, ou seja, quantos armários de cozinha a empresa vai precisar deixar de fabricar durante um mês para poder fabricar as estantes para a sala utilizando os mesmos recursos e qual o valor perdido de vendas destes armários de cozinha que a empresa deixou de ganhar.

Isso não significa que a empresa KICHEN – Cozinhas Planejadas Ltda. terá prejuízo em suas vendas, pode significar até um lucro maior, o que vai depender do aproveitamento dos recursos pela empresa e do lucro das vendas destas estantes planejada para a sala.

4 ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS

O orçamento é um projeto detalhado das despesas e receitas futuras de uma organização. Pode ser aplicada nos setores governamental e também no setor privado, pessoa jurídica ou pessoa física.

Em uma organização o orçamento é feito para abranger toda a estrutura da empresa em um determinado período de tempo, podendo ser, mensal, trimestral, semestral ou anual, de acordo com a necessidade da empresa. A empresa pode, por exemplo, fazer o orçamento para uma determinada obra, contendo então os gastos pelo período de tempo desta obra.

Nada impede a empresa de fazer orçamento por partes, ou seja, por determinado departamento ou então pensando no futuro de uma tarefa a ser desempenhada, mas é interessante para a organização que a elaboração do orçamento englobe toda a empresa, pois somente desta forma a empresa terá seu orçamento abrangendo toda a sua estrutura.

O orçamento é importante para a organização, pois a empresa em posse do orçamento bem estruturado consegue visualizar melhor suas despesas e seus gastos, durante todo o período orçado, dando ênfase nas suas prioridades.

Há vários tipos de orçamento, mas cabe aqui para a empresa KITCHEN – Cozinhas Planejadas Ltda. o orçamento base zero. Utilizando este orçamento a empresa não vai justificar somente as variações em relação aos anos anteriores mas neste caso cada item do orçamento precisa ser explicitamente aprovando e não apenas as alterações em relação aos anos anteriores. Desta forma a empresa KITCHEN – Cozinhas Planejadas Ltda. terá seu orçamento revisado e avaliado completamente.

5 PAYBACK DESCONTADO

O Payback é uma análise de investimentos considerando o período de tempo exato necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto, a partir das entradas de caixa.

Para calcular o payback descontado é necessário acrescentar uma taxa de desconto ou atratividade que irá considerar o valor do dinheiro no tempo, desta forma o calculo fica mais próximo da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com