TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA Design geométrico

Tese: IMPORTÂNCIA Design geométrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO

1. INTRODUÇÃO

A linguagem gráfica é universal, pois independe dos idiomas e proporciona compreensão imediata e interpretação exata dos símbolos usados. Da mesma forma, uma pessoa pode ir a qualquer lugar, orientando-se somente por mapas e sinais visuais. Adquirir o conhecimento que permita compreender a linguagem gráfica e comunicar-se com ela é, hoje, essencial.

O Desenho Geométrico irá proporcionar essa capacidade e promover o entendimento de outros conhecimentos, em todos os campos da atividade humana. Essa disciplina também ajudará a desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento divergente, a organização e a criatividade.

2. ORIGEM DO DESENHO GEOMÉTRICO

A partir da evolução nas relações entre o homem e a fauna, nascera a 60 mil anos, uma arte tão direta, tão inspirada, que conservou sua imortal juventude. Através de gravuras traçadas nas paredes das cavernas o homem, deixou registrados fatos relacionados ao seu cotidiano. Segundo Petrini a gravação é provavelmente a mais antiga forma de expressão artística do homem. Os habitantes das cavernas, já faziam incisões sulcando com utensílios pontiagudos de pedra superfícies rijas e as paredes de sua habitação. Provavelmente esta era a forma encontrada para suprir seu desejo de se apropriar, revelar e documentar o universo onde estavam inseridos, ou simplesmente a maneira usada para se expressar. Este gesto de gravar criou uma forma de linguagem com características diferentes das outras técnicas de expressão artísticas, como o desenho, a pintura e a escultura. Nestes primeiros tempos da organização social humana, dos primeiros centros urbanos, estas formas gravadas tornaram-se meio de multiplicação de textos e imagens. Enfim, a arte do desenho é algo inerente ao homem. Não se sabe quando, ou onde, alguém formulou pela primeira vez, em forma de desenho um problema que pretendia resolver - talvez tivesse sido um “projeto” de moradia ou templo, ou algo semelhante. Mas esse passo representou um avanço fundamental na capacidade de raciocínio abstrato, pois esse desenho representava algo que ainda não existia, que viria a se concretizar.

3. IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO PARA A GEOMETRIA

O ensino do desenho é essencial para que não haja o bloqueio das capacidades de planejar, projetar ou abstrair, estabelecendo assim uma relação contínua entre percepção visual e o raciocínio espacial.

Isso nos assegura que o Desenho Geométrico poderá contribuir em diferentes campos da matemática.Efetivamente, detectamos correlações entre o Desenho Geométrico e a Geometria, em determinados campos das artes plásticas e na organização de mosaicos, publicidade e designer e em outras correlações que o mundo do trabalho nos apresenta cotidianamente.

O Desenho é a matéria mais adequada para incutir nos jovens bons hábitos de capricho, cuidado com os instrumentos de trabalho, habilidade manual, entre outras. Lembra também que o Desenho Geométrico nos ensina a linguagem gráfica que é uma forma

concisa, precisa e universal de comunicar e expressar idéias, não estudá-lo torna-se uma falha no ensino.

3.1. A relação entre o Desenho Geométrico e a Geometria

A palavra Geometria é composta de duas palavras gregas: geos (terra) e metron (medida). Esta denominação deve a sua origem à necessidade que, desde os tempos remotos, o homem teve de medir terrenos.

Há uma relação perfeita entre o Desenho Geométrico e a Geometria, pois ambas estudam as figuras geométricas com seus conceitos e suas propriedades. O desenho é a geometria gráfica.

A geometria estuda as figuras relacionando-as com números (abstratos), que são suas medidas. O desenho estuda as figuras (abstratas), relacionando-as com suas representações (que são concretas). O desenho concretiza os conhecimentos teóricos da geometria, conseguindo definir conceitos, demonstrar propriedades e resolver problemas.

3.2 Visualização Geométrica

Habilidade da visualização geométrica é tão ou mais importante do que a de calcular numericamente e a de simbolizar algebricamente.

Especificamente no contexto geométrico, a habilidade da visualização assume importância fundamental. Ao visualizar objetos geométricos, o indivíduo passa a ter controle sobre o conjunto das operações mentais básicas exigidas no trato da geometria.

A preocupação com o desenvolvimento da habilidade para a visualização das formas em geral, particularmente das formas geométricas, e para a elaboração e interpretação de suas representações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com