TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Do Livro "Design Para Quem não é Design"

Ensaios: Artigo Do Livro "Design Para Quem não é Design". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 2

DESIGNER PARA QUEM NÃO É DESIGNER E GESTALT DO OBJETO

Andréia

No livro “Design para quem não é designer” de Robin Williams, é mostrado como é importante a disposição das informações, imagens, cores, formas e etc. Aqui pretende-se relaciona-lo com os princípios da “Gestalt”, onde se entende o porque do uso de todos esses elementos e o quanto são importantes.

São quatro os princípios que compõem o designer: o contraste onde se evita elementos meramente similares em uma página, a repetição que ajuda a criar uma organização, o alinhamento que cria uma aparência limpa, e a proximidade que une visualmente os elementos. Na Gestalt o porquê de tudo isso ganha um significado mais amplo e significativo. Aqui se trata de como fazer uma leitura visual da forma, através da Segregação que é a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo, a Unificação que consiste na igualdade e semelhança, o Fechamento onde se obtém a sensação de fechamento visual, a Continuidade que é a tendência dos elementos de acompanharem uns aos outros, a Proximidade que agrupa o que está próximo, a Semelhança que através da igualdade de forma e de cor que desperta a tendência de se construir unidades, e Pregnância da forma que facilita a compreensão e rapidez de leitura, ou interpretação.

Agrupando-se tudo isso, se faz um bom design, com consciência do que se esta fazendo, sabendo o porquê fica melhor um design de uma forma e não de outra, o que diferencia um amador de um profissional, e assim obtendo o que se pode chamar de um bom design.

Palavras- chave: Designer, relação, Gestalt.

BIBLIOGRAFIA

WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: Noções básicas de panejamento visual. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1995.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: Sistema de leitura visual da forma. 2 ed. São Paulo: Escrituras, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com