TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICAÇÕES EM CRIANÇAS

Resenha: INDICAÇÕES EM CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Resenha  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  152 Visualizações

CURRÍCULO NA INFÂNCIA

O currículo se organiza no diálogo entre crianças, família e educadores, não se configura apenas em documentos ou de forma verbal, mas em todas as interações do dia-a-dia, nas escolhas, nas decisões e diferentes formas de aprendizagem interna e externa da escola, ou seja, currículo é um histórico dos acontecimentos da vida da criança, na vida de seus pais e seus educadores.

Conforme Moreira e Silva (1997, p. 28), “o currículo é um terreno de produção e de politica cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão”. Portanto, o currículo tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento infantil, a ideologia, cultura e atividades envolvidas são determinantes no resultado educacional produzido.

Dessa forma, estas instituições devem trabalhar de maneira a promover o desenvolvimento das crianças na sua totalidade, formando cidadãos capazes de interagir socialmente.

É de extrema importância do currículo na infância, devido a construção, articulação, produção de aprendizagens, do encontro entre crianças, seus colegas e adultos e nos percursos do mundo.

O objetivo do currículo na infância é a interação das crianças nos processos educacionais, construção, envolvimento, participação, onde o educador observa, compreende e colabora para seu desenvolvimento integral sob uma visão de educação interdisciplinar.

Para Rosseti-Ferreira (1998), compreender a criança na sua individualidade como um ser que possui uma história e que está inserido num contexto cultural remete o educador a reformulação de conhecimentos e a exploração das relações interpessoais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com