TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDIVIDUAL

Artigos Científicos: INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 9

Educação? Educadores: Aprender com o Índio.

A educação acontece a todo instante, em todo meio social existe alguém aprendendo com alguém ou mesmo ensinando alguém. Um exemplo clássico que ocorreu há muitos anos nos E.U. onde Virgínia e Maryland assinaram tratado de paz com índios e como era de costume, seus governantes mandaram cartas dizendo que alguns de seus jovens poderiam estudar em escolas de brancos; o chefe indígena agradeceu a intenção mas recusou, convencidos que a educação que receberiam dos brancos não era compatível com os princípios indígenas, simplesmente porquê a percepção indígena esta em ser um ótimo guerreiro, caçador e tinham também experiências de índios que tivera contatos com educação do branco e que voltaram com aprendizagens que não se aplicava a realidade dos índios; ignorantes da vida da floresta, na perspectiva indígena...inúteis.

A maior lição que tiramos dessa carta indígena é que a escola não é o único lugar onde a educação acontece e que nenhum tipo de educação jamais pode ser vista como verdade absoluta, pois existem vários tipos de educação com o seu valor e função prática. A educação é um dos meios de que os homens lançam mão para criar guerreiros ou burocratas; a educação que a pessoa tem acesso a faz ser uma criação com crenças, ideais, especializações que definem as formas de Sociedades.

7.1.1 A expressão "ninguém escapa da educação" retrata que em qualquer lugar podemos estar aprendendo e ensinando dentro do senso comum e a expressão "falta de educação" relata as pessoas que não buscaram se aprofundar nos estudos, muito menos se especializaram; obtendo domínio de um determinado assunto. Quando o índio se mostra convencido de que não quer a educação do branco, ele não demonstra ingenuidade, mas sabedoria em terem a visão de que necessitam de uma educação indígena para ser aproveitada e vivenciada nas necessidades deles. Pois a educação se insere no processo de dominação de uma nação pela outra, quando aprendemos de forma ampla e conjunta os diversos tipos de educações que existem e a força de domínio que esta por trás de cada uma delas.

O papel da escola no processo educacional de um povo é o de socialização e também tem a função de repassar conteúdos fundamentais, práticos, agregados de princípios, crenças e leis próprias.

A educação no Brasil encontra-se numa perspectiva real de um país subdesenvolvido, com inúmeros problemas sociais e programas de enfrentamento falhos; sendo dominado por grandes potências mundiais, onde o cidadão brasileiro teve suas conquistas na constituição, mas que na prática não se aplica, pois o poder público não disponibiliza situação desejável aos educadores e educandos. Com certeza tudo que se aprende nas escolas foi pensado e analisado antes pelas pessoas que detém o poder político, nos fazendo gerar uma educação capitalista, reforçando a certeza de que a desigualdade entre homens é necessária para o sucesso da minoria. No meu ponto de vista, a educação almejada é utópica, pois reflete sempre uma educação de divisões de classes; a importância do educar na transformação da sociedade é vital, pois um educador crítico, com domínio de conteúdo e com didática certa para fomentar o interesse do aluno, tem o poder de mudar cidadãos e consequentemente a história de um país.

7.2 O Fax do Nirso

7.2.1 A educação escolar não esta perdendo espaço no mercado de trabalho, se a mesma estiver acompanhada de uma especialização contínua, pois uma descoberta na atualidade com o tempo ira necessitar de novas respostas e propostas inovadoras. Um profissional tem que buscar seu diferencial para acompanhar o ritmo acelerado de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

7.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).

7.3.1 Se apresentarmos nossas opiniões sobre os fatos como verdades absolutas, estamos com certeza negando ao aluno o direito de optar, de refletir ou mesmo de criar; a minha opinião é que tudo que extraímos de qualquer conteúdo representa uma verdade contestável sempre; pois nunca existirá uma só verdade e tudo dependerá da forma analisada e das discussões levantadas a cerca do assunto.

Problematizar a dúvida levaria a construção de outras verdades ou possibilitaria a convicção de uma verdade por um tempo.

7.4 Uma pescaria Inesquecível.

7.4.1 Ética é toda conduta reta, é agir corretamente sob qualquer circunstância, a ética não faz parte da grade curricular da maior parte das escolas básicas do Brasil, isto porquê não é interessante aos governantes formar cidadãos com conduta ética, pensante, crítico e íntegro. Referente a frase "gosto de levar vantagem em tudo" relata a conduta da maioria dos brasileiros, que se acham sortudos ao passar alguém para trás, ao corromper o sistema sem ter a noção exata do tamanho do estrago dos seus atos.

Na frase "o que é certo é certo" deixa explícito que devemos ser éticos mesmo que a minoria desconheça e a frase "o que é errado é errado significa a facilidade de agir erroneamente como a maioria.

7.5 A folha Amassada

7.5.1 Eu me considero preparado como educador emocionalmente para lidar com uma classe de alunos onde me depare com perfis de personalidades diferenciados, sejam eles explosivos, tímidos, desligados. O aluno explosivo representa um problema para aprendizagem da classe e dele mesmo, só um diálogo dirigido a sós com o aluno, que o educador vai identificar o problema que gera a explosão, a solução e as chances desse educando aceitar as mudanças.

7.6 A Lição dos Gansos.

A lição dos gansos relata o poder de uma equipe quando o foco de sua luta é pelo mesmo objetivo e interesse, pois quando o trabalho de equipe não acontece, todo o trabalho se fraciona, se perde, porque perdeu-se o trabalho interdisciplinar. Eu me sinto preparado para exercer sim o papel de professor, de líder de forma motivacional e organizada.

7.7 Assembleia na Carpintaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com