TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDUTORES E CAPACITORES

Monografias: INDUTORES E CAPACITORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  2.381 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2 ELEMENTOS 3

2.1. INDUTORES 3

2.1.2. INDUTÂNCIA 4

2.1.3. ASSOCIAÇÃO DE INDUTORES 4

2.1.4. TIPOS DE INDUTORES 5

2.2. CAPACITORES 6

2.2.1. CAPACITÂNCIA 7

2.2.2. ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES. 7

3. CONCLUSÃO 9

4. REFERÊNCIAS 9

INDUTORES E CAPACITORES

1. INTRODUÇÃO

Quando trabalhamos com tensões ou correntes que variam no tempo, em particular correntes alternadas, dois dispositivos eletrônicos ganham especial atenção: O capacitor e o indutor. A importância desses dispositivos na eletrônica em geral é consagrada. Ao lado do resistor são os elementos mais antigos, mais usados em qualquer equipamento eletrônico, e mesmo com a atual tendência de integração em larga escala, esses dispositivos não perdem sua importância. São insubstituíveis pelas suas próprias concepções.

2 ELEMENTOS

2.1. INDUTORES

Os indutores também costumam ser chamados de bobina, choke ou reator é um dispositivo elétrico que armazena energia em forma de campo magnético. Um indutor é geralmente construído como uma bobina de material condutor, por exemplo, fio de cobre. Um núcleo de material ferromagnético aumenta a indutância concentrando as linhas de força de campo magnético que fluem pelo interior das espiras. A capacidade de armazenamento de energia de um indutor depende de vários fatores, em primeiro lugar o número de bobinas, sendo assim, quanto mais bobinas o indutor possuir maior o índice de indutância (capacidade de armazenar energia e também de recuperar esta energia em um campo magnético). Além do número de bobinas a largura de cada uma, influencia diretamente no armazenamento de energia.

Figura 1- indutores

Figura 2- simbologia de indutores.

2.1.2. INDUTÂNCIA

Indutância é a grandeza física associada aos indutores, é simbolizada pela letra L, medida em Henry (H), e representada graficamente por um fio helicoidal. Em outras palavras é um parâmetro dos circuitos lineares que relaciona a tensão induzida por um campo magnético variável à corrente responsável pelo campo. A tensão entre os terminais de um indutor é proporcional à taxa de variação da corrente que o atravessa. Matematicamente temos:

Onde:

• u (t):Tensão instantânea

• L: Indutância medida em Henry (H)

• I (t): Corrente instantânea

• T: Tempo medido em segundos

2.1.3. ASSOCIAÇÃO DE INDUTORES

Os indutores podem ser ligados de algumas maneiras diferentes como será mostrado a seguir.

• PARALELO

Figura 3 - circuito com indutores em paralelo

Cada indutor ligado em paralelo possui a mesma tensão (diferença de potencial) que os outros. A indutância total equivalente (Leq) é representada por:

• SÉRIE

Figura 4 - circuito com indutores em série

A corrente que passa pelos indutores em série permanece a mesma, porém a tensão de cada um pode ser alterada. A soma da diferença de potencial entre eles será igual a tensão total e para encontrar a indutância total temos:

2.1.4. TIPOS DE INDUTORES

Há dois tipos de indutores, os fixos e os variáveis.

INDUTORES VARIÁVEIS

Os indutores variáveis possuem um núcleo móvel onde os valores da indutância podem ser ajustados dentro de uma faixa selecionada.

INDUTORES FIXOS

Os indutores fixos são construídos com um fio esmaltado em volta de um núcleo que pode ser de ar,

Ferrosilício ou de ferrite (cerâmico de óxidos metálicos). O indutor feito de ar, apresenta menor indutância que os quais são feitos de ferrosilício e ferrite.

2.2. CAPACITORES

O capacitor armazena energia a partir do acumulo de carga elétrica, é um elemento de circuito composto basicamente por duas placas paralelas, com uma certa distância entre essas placas e também com algum material não-condutor entre elas chamado dielétrico. Entre essas duas placas tem-se o campo elétrico que implica numa diferença de potencial ou também chamada de tensão. A função do capacitor é armazenar a energia elétrica. O capacitor também funciona como um filtro, a passagem de corrente alternada (AC), e de bloqueio de corrente direta (DC). Quando a tensão de CC é aplicada ao capacitor, uma carga elétrica é armazenada em cada eletrodo. Enquanto o capacitor está carregando, a corrente flui. A corrente será interrompida quando o capacitor está totalmente carregado.

O valor de um capacitor (capacitância), é dado em unidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com