TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INEQUALIDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Tese: INEQUALIDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

O Brasil sendo um país de diferentes diversidades tanto culturais, sociais e econômicas, ainda hoje existe também desigualdades entre elas. Uma dessas desigualdades percebesse na era Colonial, onde os portugueses viram no Brasil um lugar com bastantes riquezas por explorar, começando com o pau-brasil até meados do século XVI, onde o pau-brasil começou a ser substituído pela cana-de-açúcar que foi considerada o principal produto da colônia, teve então uma necessidade de mão de obra, e como o país já era habitado por índios, foram desenvolvidas tentativas de escravizar os índios, o que acabou por não ter sucesso uma vez que o trabalho era intensivo, regular e compulsório o que não fazia parte da cultura indígena, que faziam apenas o necessário para a sua sobrevivência, através das coletas, caça e pesca, também havia uma contradição de interesses entre colonizadores e missionários cristãos, que pretendiam catequizar os índios fazendo com que esses fossem contra a escravização. Mas os índios também reagiam à escravidão enfrentando os colonizadores através de guerras ou fuga para lugares distantes nas matas o que tornou impossível captura-los.

Entretanto, os portugueses contavam com uma segunda alternativa de trabalho escravo. Desde a colonização da costa africana, no século XV, os portugueses haviam redescoberto o trabalho escravo que desapareceu da Europa na Idade Média, mas que existia nas sociedades africanas, fazendo com que eles criasse uma rede de comércio negreiro, utilizando então os escravos nos engenhos de cana-de-açúcar, não houve objeção por parte da coroa, nem da igreja, com várias justificativas para essa ação. O negro era efetivamente considerado um ser racialmente inferior.

Por fim em 1570 a importação de escravos africanos para o Brasil passou a ser incentivada. Os negros que foram escravizados no país vinham de muitas tribos e reinos com as suas próprias culturas, e essas culturas tem trouxe uma grande influência na cultura brasileira, os negros não aceitaram de forma pacífica a escravidão, criando fugas, desobedecendo e até mesmo resistindo, tornando necessário criar punições e castigos corporais junto com maus tratos e eram proibidos de praticar as suas crenças, rituais e festas.

Somente no século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida, no Brasil a abolição se deu em 13 de maio de 1888 através da Lei Áurea criada pela princesa Isabel. A lei deu liberdade jurídica para os escravos, mas a realidade foi bastante cruel para muitos, que foram substituídos por assalariados europeus. Sem moradias, sem condições econômicas e assistência do Estado, muitos passaram por dificuldades, sofriam preconceitos e discriminação racial tornando difícil encontrar um emprego, então começaram a habitar os morros (favelas), vivendo nas condições mais precárias, originando então uma onda de violência, para a sua própria violência muitos começaram a roubar, e pela falta de valor e discriminação restava apenas para o negro as prisões e medidas de repreensão cruéis.

Mesmo que o negro tenha ganhado a liberdade em 1888, hoje vivesse uma farsa social, porque muitos são afastados do ensino, de bons empregos e do sistema de saúde pública. Sendo considerada uma raça marginalizada, os negros sofrem muito preconceito por parte da sociedade, já que quando a escravidão foi abolida o governo não criou um programa de reintegração do negro na sociedade, embora um negro pudesse exercer o seu direito de cidadania esse se encontrava muito limitado, e com o passar do tempo esse preconceito não acabou, fazendo o negro ser cada vez mais hostilizado pelas pessoas, tanto por fatos do passado como no presente onde a maior taxa de criminalidade e mortalidade envolve pessoas negras. O governo criou planos para acabar com esse preconceito através de leis que considera crime qualquer tipo de preconceito racial, o que gerou bastante discussão na sociedade, por um lado, o governo querendo erradicar um problema quem tem vindo crescendo cada vez mais no país o que pode provocar um agravamento nessa decisão, por outro lado existe a sociedade que não aceita as decisões do governo, tendo várias justificativas, e alegando a lei de direitos iguais para todos, que por um lado, com essas revoltas acaba por agravar mais o problema em questão, para se resolver o problema o governo deve mobilizar a população dos problemas que temos e criar planos que realmente ajudem, um aliado para esse problema seria a mídia que por sua vez acaba por não ajudar em muita coisa a erradicar esse problema, um exemplo são as novelas, filmes, jornais e programas de televisão, nas novelas e filmes o negro poucas vezes tem um papel de destaque, mas sempre fica com os papéis secundários que por sua vez acaba por desvalorizar a raça e cria uma ideia errada na cabeça das pessoas que os negros só servem para aquele tipo de coisa, geralmente fazendo papel de empregado, motorista, ladrão e etc. Nos jornais ainda é fraca a presença de pessoas negras em destaques como ancora, nos programas televisivos pode-se observar a falta ou pouca presença de negros no elenco, poucos são aqueles que conseguiram algum destaque sobre a mídia, mas em forma indireta a mídia acaba se tornando racista e criando um preconceito racial cada vez maior. Uma das grandes razões envolvidas na exclusão social de afrodescendentes é devido a taxa de criminalidade em que pessoas negras possuí um valor alto na tabela em relação as outras, com esse tipo de ação causada pela sociedade e por muitas vezes pelas próprias pessoas de raça negra agrava a desigualdade e exclusão existente no país, por não ter muito recursos, e passar por problemas na infância muitas pessoas tendem a buscar o mundo do crime como uma fuga para seus problemas e o seu passado, embora não seja uma desculpa pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com