TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFECÇÕES DE CONTROLE

Tese: INFECÇÕES DE CONTROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLE DE INFECÇÃO

A boa saúde depende, em parte de um ambiente saudável e sadio.

As práticas ou técnicas que controlam ou previnem a transmissão de infecção ajudam a proteger os pacientes e os profissionais da saúde do risco e contaminação das doenças contagiosas.

Nós corremos a todo momento e em todos os ambientes o risco de adquirir infecções por causa da baixíssima resistência aos inúmeros e diversos tipos de microorganismos causadores de doenças e também por procedimentos incorretos, principalmente nos ambientes onde o risco é muito maior que é o caso do ambiente hospitalar.

Nos ambientes hospitalares os paciente e usuários ficam expostos a inúmeros agentes patogênicos, dos quais alguns podem ser resistentes à maioria dos antibióticos.

Através da prática da prevenção e técnicas de controle de infecção o enfermeiro pode evitar a disseminação de microorganismos para os pacientes.

NATUREZA DA INFECÇÃO

Uma infecção é a entrada e a multiplicação de um agente infeccioso nos tecidos de um hospedeiro.

Inicialmente ocorre a penetração do agente infeccioso no corpo do hospedeiro e há proliferação com consequente sinais e sintomas ou não.

As infecções podem acometer diversas localizações topográficas em um individuo pela corrente sanguínea.

Se um agente infeccioso não prejudica as células ou os tecidos, ele está colonizando as células e os tecidos mas sem causar danos, se a doenças infecciosa puder ser transmitida diretamente de uma pessoa para a outra ela é uma doença transmissível ou contagiosa.

A CADEIA DE INFECÇÃO

1- Um agente infeccioso ou patógeno.

2- Um reservatório ou fonte de crescimento do patógeno.

3- Um portal de saída do reservatório.

4- Um modo de transmissão.

5- Um portal de entrada para o hospedeiro.

6- Um hospedeiro suscetível.

1- Agente Infeccioso:

Microorganismos incluem Bactérias, Virus, Fungos e Protozoários.

Os microorganismos da pele são chamados de residentes ou flora, os microorganismos residentes são considerados residentes permanentes da pele, lugar onde eles sobrevivem e se multiplicam sem causar danos, eles são facilmente removidos com a lavagem das mãos.

Os microorganismos transitórios atacam a pele quando uma pessoa entra em contato com a outra ou com algum objeto durante as atividades normais da vida diária. Os microorganismos residentes na pele não são virulentos e causam apenas pequenas infecções , no entanto pode causar uma infecção grave quando os procedimentos cirúrgicos ou qualquer outro procedimento invasivo lhe penetrar nos tecidos gerando um grande comprometimento ao paciente

2- Reservatório:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com