TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUENCIA DO PESO E TAMANHO DA FÊMEA DA ESPÉCIE MACROBRACHIUM BORELLII NA QUANTIDADE DA DESOVA

Por:   •  9/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

INFLUENCIA DO PESO E TAMANHO DA FÊMEA DA ESPÉCIE MACROBRACHIUM BORELLII NA QUANTIDADE DA DESOVA

INFLUENCE OF WEIGHT AND SIZE OF THE FEMALE OF THE SPECIES MACROBRACHIUM BORELLII THE AMOUNT OF SPAWNING

Marcio Aquio HOSHIBA¹; Rosane da Silveira QUADROS²˒¹, Josianne Quartieri ALVES²˒², Leonardo Munhoz BENITES²˒³

¹ Professor Doutor da Universidade Federal do Pampa, Pesquisador e Orientador da Pesquisa,  Uruguaiana- RS, tokudazoo@gmail.com

²˒¹ Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura, rosane@abcomex.com.br

²˒² Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura, marceloejosianne@gmail.com

² Acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura,

³ Colaborador

RESUMO

Os crustáceos ocupam quase todos os hábitats aquáticos desde lagoas intermitentes, lagoas salinas, fontes térmicas e lagos profundos (VIEIRA, 2003). O conhecimento da fecundidade é importante para a avaliação da potencialidade da espécie para o cultivo em escala comercial, bem como para uma estimativa do potencial reprodutivo e do tamanho do estoque de uma população natural. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo verificar a reprodução média absoluta das fêmeas do camarão de água doce da espécie Macrobrachium  borellii e as relações entre a sua fecundidade, comprimento e peso dos animais.

As fêmeas ovígeras usadas no experimento foram coletadas de um viveiro, localizado próximo ao Centro de Tecnologia em Pesca e Aquicultura (CTPA) da Universidade Federal do Pampa. As fêmeas ovadas foram selecionadas, pesadas e mensuradas e após acondicionadas em recipientes dentro de um aquário de 50L, com oxigenação constante, possuindo ainda um aquecedor com termostato ajustado na temperatura de 27ºC, a qual era reajustada de acordo com as oscilações de temperatura externa. Além destes, também foram realizados outros manejos, como alimentação balanceada, com ração farelada específica para camarões (38% PB), oferecida duas vezes ao dia; assim como análises dos parâmetros físico-químicos da água. Neste experimento, encontrou-se uma variação no número de desovas entre 8 e 72 pós-larvas, porém esta variação não pode ser relacionada com o peso ou comprimento dos animais. De acordo com os resultados, pode-se concluir que outras variáveis podem interferir na quantidade de ovos como a exemplo da idade da fêmea, tamanho e quantidade de ovos.

Palavra-chave: camarão; reprodução; pós-larvas

ABSTRACT

Crustaceans occupy almost all aquatic habitats from intermittent ponds, ponds, salt marshes, lakes and deep thermal sources (VIEIRA, 2003). Fertility awareness is important to the assessment of the potential of the species for cultivation on a commercial scale, as well as an estimate of the size and reproductive potential of the stock of a natural population. Therefore, this study aimed to verify the absolute average fecundity of females of the species freshwater shrimp Macrobrachium borellii and relations between its fertility, length and weight of the animals.

The ovigerous females used in the experiment were collected from a nursery, located near the Centre of technology in fisheries and aquaculture (CTPA) of Universidade Federal do Pampa. Females ovate were selected, heavy and measured and packed in containers within a 50 l tank, with constant oxygenation, possessing even a heater with thermostat set at the temperature of 27ºc, which was adjusted according to the external temperature swings. In addition to these, were also carried out other managements, as balanced diet, with mash feed specific to Cameroon (38% PB), offered twice a day; as well as analysis of physical and chemical parameters of water. This experiment, we found a variation in the number of clutches between 8 and 72 postlarvae, but this variation cannot be related to weight or length of the animals. According to the results, we can conclude that other variables may affect the amount of eggs as the female age, size and quantity of eggs.

              Keyword: shrimp; reproduction; postlarvae

INTRODUÇÃO

Os crustáceos ocupam quase todos os hábitats aquáticos desde lagoas intermitentes, lagoas salinas, fontes térmicas e lagos profundos (VIEIRA, 2003). Caracterizam-se principalmente pela presença de um exoesqueleto espesso e rígido, presença de apêndices birremes e dois pares de antenas (RUPPERT; BARNES, 1996).

Segundo Odinetz-Collart e Moreira (1993), dentre os camarões de água doce, destacam-se as espécies do gênero Macrobrachium, que apresentam grande interesse comercial, para a aquicultura e para a exploração das populações naturais. Embora os camarões de água doce ainda ocupem posição inferior aos marinhos na produção mundial, eles apresentam várias vantagens tais como maior resistência a doenças, um sistema de produção mais simples, independência da água salgada na fase de crescimento, sistema de produção compatível com os pequenos produtores e diminuição dos efeitos prejudiciais para o meio ambiente (NEW; VALENTI, 2000).

O conhecimento da fecundidade é importante para a avaliação da potencialidade da espécie para o cultivo em escala comercial, bem como para uma estimativa do potencial reprodutivo e do tamanho do estoque de uma população natural. Pode ainda ser utilizado para a determinação do número mínimo de adultos necessários para a manutenção do recrutamento e da taxa de sobrevivência do ovo até esta fase (VAZZOLER, 1963; HOLDEN & RAITT, 1975; SANTOS, 1978). Sendo assim, este trabalho teve por objetivo verificar a  , relação entre o tamanho e peso médio absoluta das fêmeas do camarão de água doce da espécie M. borellii e as relações entre a quantidade de desova de cada fêmea.

MATERIAIS E MÉTODOS

O camarão da água doce da espécie M. borellii, também conhecido como “camarão de rio”, foi escolhido por ser comumente encontrado na região fronteira- oeste do Rio Grande do sul e também pela facilidade do seu cultivo.

 As fêmeas ovígeras usadas no experimento foram coletadas de um viveiro, localizado próximo ao Centro de Tecnologia em Pesca e Aquicultura (CTPA) da Universidade Federal do Pampa (figura 1). A coleta foi realizada com o auxílio de puçás, sendo que os camarões foram acondicionados em baldes, com água do próprio viveiro, e transportados para o Laboratório de Aquariofilia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (342.2 Kb)   docx (507.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com