TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOXEL

Relatório de pesquisa: INOXEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A introdução tem a função de apresentar resumidamente ao leitor do seu texto, o tema que será desenvolvido e de que forma será apresentado ao longo do trabalho.

Na introdução deste desafio profissional você deve anunciar qual o assunto será discutido ao longo do trabalho. Esta etapa do trabalho consiste em uma apresentação sintetizada do tema abordado e deve ilustrar brevemente os objetivos e razões de sua elaboração.

Você pode utilizar o contexto apresentado para o grupo INOXEL como parte da introdução do seu trabalho.

Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-se a fusão de ambas as empresas e a criação da INOXBEL, tendo sua sede em Jundiaí (São Paulo/SP).

Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades em vários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupo conta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.

Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.

Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.

A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Tem o seu destaque em produtos e serviços, tais como:

- Caldeiraria industrial - Estruturas metálicas - Vasos de pressão e Tanques estacionários – Silos - Chaminés e Ciclones - Filtros manga - Plataformas e Escadas - Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações - Grades, Stop-log e Comportas - Montagens industriais - Produtos e equipamentos sob projeto - Lavadores Industriais - Lavadores de Gases - Equipamentos para empresas automobilísticas – Lavadores – Túneis - Tanques.

Na caldeiraria industrial existem duas modalidades: caldeiraria leve e caldeiraria pesada. Ambas agrupam funções como reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, dentre outros. Os materiais comumente utilizados nas caldeirarias industriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.

O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nos últimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busque certificações (tais como a ISO1) para que continue como fornecedor. Até o momento a INOXEL acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria o suficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita, mas a cobrança tem sido constante.

A estrutura organizacional prevalente na INOXEL caracteriza-se por uma organização vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado na organização é que o “controle” é a melhor e única ferramenta de gestão que funciona. A INOXEL se preocupa com a qualidade de vida de seu colaborador, oferecendo alguns benefícios, tais como: Assistência Médica; Vale Transporte; Cesta Básica; Seguro de vida em grupo / Auxílio Funeral; Convênio Farmácia e Convênio Ótico.

Procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimização dos resultados, o grupo contratou sua empresa de consultoria (Gestão Empresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental). De acordo com as informações do contexto, siga os passos descritos abaixo para a realização do Desafio Profissional, a saber:

DESENVOLVIMENTO

O seu trabalho é produzir um texto composto pela resolução das atividades propostas nos 4 (quatro) passos do desafio profissional, tomando como base o grupo Inoxel.

De acordo com as informações do contexto, siga os passos descritos abaixo para a realização do Desafio Profissional, a saber:

PASSOS

Passo 01

Diante das informações acima relativas à “Tecnologia de Gestão”, e sugestão de leitura da matéria “O Modelo de Excelência da Gestão” no site da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), indicada nas orientações pedagógicas deste desafio, responda / contextualize:

Modelo de Excelência da Gestão

 O que pode ser utilizado na INOXEL?

A ideia sugerida em adquirir a certificação ISSO 9001 traria mais confiabilidade e a possibilidade de crescimento para a INOXEL.

A grande importância da certificação ISO 9001 da qualidade para qualquer empresa e se dá pelo diferencial que abre as portas do mundo globalizado, pois é focada na gestão de qualidade que engloba a garantia da qualidade, trazendo o sucesso a inúmeras empresas em todo o mundo, dessa forma ela atenderia ao padrão de exigências dos clientes que ao adquirirem os produtos terão a certeza que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, execução e entrega do produto equipado de um tratamento formalizado com objetivos de garantir resultados. Além disso, a INOXEL contaria com profissionais motivados e comprometidos que irão atender melhor os processos internos do lugar onde trabalha e compreenderão que fazem parte do processo, sendo inclusive uma das peças fundamentais para o sucesso e crescimento da empresa.

 Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Analisaremos todos os critérios necessários para garantir uma boa organização, consideraremos a liderança onde estaremos conhecendo os métodos utilizados para gerir as equipes; os meios para definir as estratégias e planos utilizados; buscaremos entender os clientes e suas necessidades; a representatividade dos serviços na sociedade; a busca de informações e inovações implantadas no ramo e avaliaremos a implementação de processos para obtenção dos resultados.

 Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Indicamos a utilização do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), pois é um sistema que abrange todos os aspectos necessários para identificamos problemas e solução de forma rápida adotando um método de autoavaliação, possibilitando a correção e fácil adaptação nos processos. É importante adotar um modelo de sistema gerencial de automação, onde possibilite organizar os processos internos, monitorar o tempo de execução das tarefas, minimizar o desperdício de tempo e mão de obra qualificada. Trabalhos de treinamento e motivação das equipes, aperfeiçoamento do ambiente de trabalho considerando as necessidades de cada departamento.

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »