TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSEGURANÇA PUBLICA

Artigos Científicos: INSEGURANÇA PUBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: INSEGURANÇA PÚBLICA

O tema acima tem tido uma ênfase grande nos últimos anos, pois com o aumento da criminalidade a insegurança se tornou uma pauta permanente na mídia e a “Segurança Pública” passou a ser desejada como prioridade até mesmo em relação à “saúde” pela sociedade. Gostaria de citar o filme Tropa de Elite I, como apoio neste exercício, pois, ele reflete uma organização estrutural, porém com falhas sistêmicas no Órgão do governo Federal.

1) Devido ao crescimento populacional demasiado da sociedade sem o devido planejamento adequado de infraestrutura nas diversas áreas sociais, como educação, saúde, transporte, agricultura familiar, acarretando uma má distribuição da renda pública e iniciando uma crise no governo sendo que o sistema de administração tem tido inúmeras falhas na fiscalização da distribuição da renda. Conceito pelo qual esses órgãos federais têm sido alvo de diversas acusações de fraudes como: desvio indevido do dinheiro público através, por exemplo, de “CAIXA DOIS”.

2) Como segue no texto sugerido a policia inicialmente treinada e gerida na ditadura militar tinha o objetivo óbvio de proteger o cidadão, porém o de reprimir qualquer afronta ao governo. Para um governo que enfrenta hoje corporações totalmente divididas fica difícil suster um equilíbrio mútuo entre as policias militar e civil, por fazerem parte de um sistema que precisa se reestruturado, ambas tem se mostrado em determinado momento despreparada para agir de forma á proteger a sociedade não só apenas pela falta de armamento adequado e condições de trabalho melhores, mas também pela falta de reconhecimento salarial, o que acarreta por parte de alguns integrantes desse grupo a parceria com o crime organizado impondo assim uma ostentação à sociedade que acaba ficando á mercê da impunidade.

3) Em minha opinião a desvantagem das duas corporações, está na falta de integração, pois se tornaram independentes gerando falta de comunicação, parceria, etc. Penso que ambas as partes, estão como que marcando território, ou seja, cada um no seu quadrado tomando conta do que e seu.com isso a violência só tem aumento. Há vantagem seria em corporações que agissem com total integração sem concorrências para combater a criminalidade.

4) Penso que cada corporação é sem duvida importante e que conquistaram seu posto e não vejo desvantagem em a polícia militar cuidar da segurança pública, porque então não há uma junção para que possam se equilibradas, e homens e mulheres que não estão no policiamento ostensivo possam fazer parte deixando assim atividades aleatórias dentro da corporação para servir a sociedades de uma forma satisfatória deixando assim de atingir um ponto de total insegurança devido o descompasso estrutural de um sistema totalmente defasado.

5) Bem, poderia dá certo. Hoje existe a UPP (Unidade de Policia Pacificadora) talvez tenha o mesmo objetivo em interagir com a comunidade como o exemplo nos Estados Unidos. O povo brasileiro está apto a mudanças, e a presença da UPP nas comunidades outrora invadida por traficantes tem mostrado bons resultados.

6) Cada Estado é independente, possui sua arrecadação e organização pública de acordo com sua jurisprudência então a meu vê deveria sim, existi uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com