TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSERÇÃO DO NUTRICIONISTA NO TRATAMENTO DE DIABETES

Trabalho Universitário: INSERÇÃO DO NUTRICIONISTA NO TRATAMENTO DE DIABETES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

1.1. Inserção do Nutricionista na Diabetes Mellitus em Nutrição Social

A atenção Primária a saúde, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, que abrangem, a promoção, a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção de saúde, no âmbito individual e coletivo.

Em 2008, o Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a abrangência e a resolubilidade das ações de atenção básica, e fortalecer a inserção da Estratégia Saúde da Família, institucionalizou os Núcleos de apoio à Saúde da família.

A partir de então, seria oferecido as Equipes de Saúde da Família, um suporte técnico – pedagógico no atendimento à população, por meio da inserção de outras categorias profissionais, incluindo o nutricionista. Essa pesquisa buscou conhecer e analisar a atuação do nutricionista nos Núcleos de apoio à Saúde da família, bem como a inserção das ações de alimentação e nutrição nesse âmbito de atenção ã saúde. A motivação se deu pelo desconhecimento dos fatos, uma vez que é recente a implantação dessa estratégia no Brasil. Foi legitimada a partir do dispositivo do matriciamento pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e pelo histórico de atuação no campo específico da Nutrição na Atenção Primária à saúde, restrito e pontual, propício para o contínuo trabalho.

As dificuldades e os desafios do programa referem-se, essencialmente, às questões mais estruturantes, cujas respostas dependem da gestão e de ações públicas.

Com o objetivo de ampliar a abrangência, a efetividade da atenção Básica e fortalecer ações mais integrais e resolutivas, o Ministério da Saúde (MS) instituiu os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e diabéticos captados no plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores de secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

4

1.2. O que é o Diabetes Mellitus

O Diabetes Mellitus é uma condição crônica de saúde que exige cuidados permanentes para seu controle. Esses cuidados estão relacionados aos aspectos nutricionais, ao incremento da atividade física regular, uso de terapêutica medicamentosa e auto monitoração da glicemia capilar no domicilio, entre outros. É necessário o apoio de uma equipe multiprofissional capacitada para favorecer um melhor controle metabólico. É uma doença de base genética e hereditária. É uma síndrome no metabolismo que resulta no acúmulo de glicose pelo organismo. Pacientes com diabetes, apresentam deficiência na função da insulina e o organismo não absorve a glicose e as taxas de açúcar no sangue aumentam de forma permanente, o que se caracteriza como hiperglicemia e dá origem ao diabetes.

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com