TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUÇÃO PARA A FELIZ INVESTIGAÇÃO

Artigo: INSTRUÇÃO PARA A FELIZ INVESTIGAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Artigo  •  4.627 Palavras (19 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 19

APOSTILA DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO

JUSTIFICATIVA

Um dos objetivos educacionais mais importantes e mais difíceis de serem atingidos é o desenvolvimento de hábitos e técnicas eficientes de estudo. Sem dúvida alguma, a escola deve ter em mente que o educando precisa ser colocado em condições de poder utilizar os recursos disponíveis com eficiência e buscar os diferentes meios para seu auxílio nos estudos.

E foi com este objetivo que elaboramos a presente apostila.

AUTO-ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O medo de tirar uma nota é o pior empecilho para o estudo. Não estude por notas, estude porque aprender é a mais bela aventura. Estude porque você ficará diferente e melhor. Aprenda porque aprender é construir sua personalidade. Deixe as notas para os que não tem outro estímulo. Como esperar recompensa por uma atividade, que visa o seu próprio desenvolvimento?

Pense sempre que não é difícil aprender. Se milhares de estudantes de sua idade estão agora aprendendo, por que você não haveria de aprender também? O conhecimento é uma forma de adaptação do indivíduo a realidade., Você deseja ser um desajustado?

Estude mais a disciplina do que você menos gosta. Estudar o que se gosta é um prazer. Trabalho é aprender o que parece difícil. Não confunda não gostar do professor com não gostar da matéria. Esperar aprovação do professor revela que você não é ainda uma personalidade madura.

Se você se vinga do professor de quem não gosta, não estudando sua matéria, quem perde com isso? Você! Faça o contrário, mostre que, apesar de não ter grande auxílio, você consegue aprender! Não deixe emoções assim infantis prejudicarem sua formação intelectual.

Quando menos gostar de uma disciplina procure analisar, detidamente, por que e talvez desapareça a ojeriza. Não culpe o professor. Se ele não sabe ensinar, você sabe aprender. Supere-o, então. Quando você começar a estudá-la, de verdade, criar-se-á uma reação em cadeia: cada etapa vencida e uma realimentação (feedback) para seguinte.

Não julgue que você aprende algo sem se interessar. Procure, pois, antes criar interesse. Uma pessoa inteligente descobre interesse nas tarefas mais enfadonhas. Não se torture! Procure interessar-se. Se você examinar bem, terminará descobrirá interesses imprevistos.

Não se esqueça de que quanto mais jovem, mais fácil é aprender. Não deixe para mais adiante o que você quer aprender. Será mais difícil. A juventude é plástica porque é o período que a natureza reserva para a aprendizagem.

Se você está preocupado com um problema pessoal ou familiar, não adianta estudar. Martiriza-se e não consegue nada. Procure aconselhar-se com alguém... em cada momento, o psiquismo segue a linha do maior interesse.

Quando não tive a quem recorrer, escreva as preocupações num caderninho que elas desaparecerão, pelo menos, no momento. Faça o mesmo com os projetos que você tem para depois do período de estudo. Guarde-os no papel e desaparecerá a preocupação. Escrevê-las é como que adiar a preocupação. Não antecipe as preocupações.

Não estude em sequência as matérias muito parecidas. Uma pode atrapalhar a outra. Intercale línguas com matemática, desenho com história, etc. A mudança de métodos é uma forma de descanso intelectual.

As desculpas quase sempre não são razões verdadeiras. São máscaras com que nos defendemos para não enfrentar a verdade. Analise se suas desculpas para os fracassos não são "racionalizações". A mente humana é uma mestra sagaz em arranjar belas desculpas.

Se você arranjar sempre desculpas para não transpor uma dificuldade, terminará por construir um "complexo de inferioridade". Enfrente a dificuldade, lealmente, e faça o que puder, da melhor maneira. Não seja exigente demais. Não enfrentar as dificuldades ou adiá-las cria um esquema de inibição.

A fantasia (imaginar-se herói de alguma coisa), freqüentemente, é um subterfúgio usado pela mente para compensar a falta de vontade para enfrentar dificuldades. Não realize só na fantasia, Faça, pelo menos, um pouco do que planejar. Não se angustie quando abandonar um plano. É natural em sua idade. A fantasia é um "jogo simbólico" compensatório da ação real.

Não engane a si próprio dizendo-se pouco inteligente ou que a disciplina é difícil. Isto é um truque da mente para livrar-se da responsabilidade de estudar. Enfrente as dificuldades e faça o que puder. Resolva aprender algo da disciplina, decididamente.

Veja se você tem defeitos de visão e audição, etc. Isto pode prejudicar muito seu trabalho escolar. Até um defeito no nariz pode ser um grave prejuízo para o estudo, porque você fica inquieto sem poder concentre-se. Certas resistências do organismo são reflexos de defeitos da percepção.

Faça da escola apenas um lugar onde você se orienta. O estudo mesmo é que você faz por sua própria conta. Não espere que o professor lhe "meta a matéria na cabeça".

Quanto mais independente você ficar do professor maior será seu progresso intelectual. Não recorra a ele senão quando for impossível resolver seu problema sozinho. Na vida você não terá professor. Educar-se é aprender a se autodirigir. Meça sua autonomia pela frequência com que você recorre ao professor.

II - PREPARAÇÃO

Organize um horário Não só de estudo, mas de todas as atividades (estudo, divertimento, trabalho em casa ou fora, práticas religiosas, repouso, etc). Ponha em lugar de destaque como um desafio a você mesmo. Que todos em casa conheçam esse horário.

Socialize seu comportamento planejando suas tarefas.

Quando iniciar o estudo, avise a todos em casa: "Vou estudar!" Ou melhor: "Vou trabalhar! Convença seus familiares de que estudar é um trabalho, exija que respeitem. sua atividade intelectual e que se crie em casa ambiente favorável ao estudo.

Procure automotivar-se; escreva uma relação de motivos por que deve estudar cada disciplina do currículo. Relacione a utilidade do estudo de cada matéria. pense com clareza no que deseja ser e o auxílio que o estudo pode dar-lhe para realizar seu objetivo. Se você tiver claros os objetivos, estes objetivos motivarão sua atividade, contextualize o que estuda com o que acontece na vida real..

Quando for iniciar seu estudo (isto é, seu trabalho! ) , marque as etapas. É bom até escrevê-las para delas não se desviar. Isto é o que se chama método. Faça como o engenheiro que constrói uma casa: antes faz a planta. Assinale cada etapa vencida. O êxito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com