TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Casos: INTEDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  8.068 Palavras (33 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 33

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 5

2.1 ANÁLISE DE MERCADO 5

2.1.1 Comportamento do Consumidor 6

2.1.2 O processo de compra do consumidor 6

2.1.3 Reconhecendo necessidades 6

2.1.4 Avaliando alternativas 7

2.1.5 Decidindo a Compra 8

2.1.6 Influências Sobre o Comportamento do Consumidor 8

2.1.6.1 Influências Sociais 9

2.1.6.2 Cultual 9

2.1.6.3 Subculturas 9

2.1.6.4 Classe Social 10

2.1.6.5 Grupos de referência 10

2.1.6.6 Família 11

2.1.6.7 Influências de Marketing 11

2.1.7 Motivação 12

2.1.8 Desenvolvimento de produtos e serviços 13

2.1.9 Uso de Informações para o planejamento 14

2.2 MATRIZ SWOT 14

3 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 19

3.1 TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 19

3.1.1 Automação Comercial 19

3.1.2 Hardware e Software 20

3.1.3 Banco de Dados 22

3.1.4 Rede de Comunicação de dados 22

3.2 SISTEMAS EMPRESARIAIS 24

3.2.1 Conceito 24

3.2.2 Características 25

3.2.3 Vantagens dos Sistemas de Gestão Empresarial 26

3.2.4 Principais Desvantagens dos Sistemas de Gestão Empresarial 26

3.2.5 Suas aplicações nas organizações 27

4 TERCEIRO DESAFIO: GESTÃO DE NEGÓCIOS 28

4.1 FERRAMENTA NA COLETA DE INFORMAÇÕES 28

4.2 A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES 31

5 CONCLUSÃO 33

REFERÊNCIAS 34

1 INTRODUÇÃO

Essencial para quem está pensando em lançar um novo produto é analisar o mercado. Ela serve para você chegar a duas principais importantes conclusões. O que os seus clientes querem e, o que seus concorrentes oferecem.

Todas as empresas enfrentam dificuldades e precisam analisar um mercado, suas variáveis e potencialidades para a tomada de decisões. Sabendo dos desafios do mercado e da necessidade de moldar o negócio e a estratégia em consonância aos desafios que serão enfrentados, é necessário apontar e explicar a importância das variáveis relacionadas ao comportamento do consumidor, tanto quanto o desenvolvimento de produtos e serviços e o uso das informações para o planejamento. Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia. Uma delas é a Análise Swot, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia.

O papel da informação é essencial para a o desenvolvimento da empresa. Como a tecnologia da informação pode abranger e ser usada em vários contextos, a sua definição pode ser bastante complexa e ampla. Os sistemas de informação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja nos aplicativos para smartphones, nos computadores pessoais, no gerenciamento empresarial, no comércio (e-commerce), seja na prestação de serviços (operações bancárias e declaração do imposto de renda, por exemplo). A evolução da internet e o crescente acesso à rede mundial - tanto no Brasil quanto nas outras economias emergentes. A tecnologia é usada para fazer o tratamento da informação, auxiliando o utilizador a alcançar um determinado objetivo. Existem algumas categorias e tipos de sistemas distintos de gestão empresarial. Muitas vezes, todos estão integrados sobre as asas de um mesmo sistema, mas podem vir também separados, dependendo das necessidades.

A análise ambiental da empresa torna-se imprescindível na elaboração da estratégia. O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros, entre outros, sobre os quais é possível exercer controle, pois resultam das estratégias definidas pelos gestores. A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para o estudo do ambiente interno e externo da empresa.

Existe, atualmente, uma enorme variedade de fontes de informação sobre o ambiente externo das organizações. Essas fontes abrangem os mais diversos aspectos do ambiente empresarial e constituem importante recurso de informação para os negócios. Diversos trabalhos descrevem e analisam fontes de informação que podem ser utilizadas no processo monitoração do ambiente organizacional

2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

2.1 ANÁLISE DE MERCADO

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

Realizar pesquisas de mercado é uma dos meios mais comuns de se realizar a análise de mercado. Isso é um tipo de investimento que a empresa faz para que tenha bom desempenho em todo o processo do projeto. Deve estar claro que nem sempre a análise de mercado traz retorno em curto prazo. É preciso um tratamento especial para cada detalhe, desde as etapas do planejamento, procedimentos técnicos até a interpretação dos dados da sua pesquisa.

A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o número de riscos. Ela faz com que o empreendedor conheça o seu próprio produto, serviço ou marca. Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com