TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER

Dissertações: INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 7

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER

Introdução

Este trabalho tem como objetivo ser apresentado na disciplina de TEP II. Cabe aqui salientar que não contemplaremos a obra de Howard Gardner em sua totalidade, e sim as características do seu pensamento, como a definição de inteligência, os sete tipos de inteligências enumeradas pelo autor, que são inteligência lingüística, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal; inteligência lógica matemática, inteligência musical, inteligência espacial e inteligência corporal cinestésica. E a última seção do trabalho será destinada a uma crítica a outros modelos especialmente os psicrométricos.

Começaremos nos direcionando para o conceito de Inteligência. Nos dicionários da Língua Portuguesa, “inteligência” significa: capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito e, bem assim, de aprender, para que essas situações possam ser bem resolvidas. Assim, podemos dizer que inteligência é a manifestação do ser humano no ambiente exterior, social, ordenada socialmente regrada.

A Teoria das Múltiplas Inteligências (M.I) de Howard Gardner revolucionou o campo da psicologia cognitiva ao ultrapassar a noção comum de inteligência como "capacidade ou potencial geral que cada ser humano possui em maior ou menor extensão" e ao questionar a suposição de que a inteligência possa ser medida por instrumentos verbais padronizados como testes de respostas curtas realizados com papel e lápis.

Para abarcar adequadamente o campo da cognição humana, Gardner considera que é necessário "(...) incluir um conjunto muito mais amplo e mais universal de competências do que comumente se considerou". Nesta direção, o autor define inteligência como "a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais."

Faz-se necessário uma visão do pensamento humano, mais ampla e mais abrangente daquelas aceitas pelos estudos cognitivos tradicionais, sendo inegável a influência da Teoria de Jean Piaget que vê todo pensamento humano como uma luta pelo ideal do pensamento científico. Descreveremos a respeito das "Inteligências Múltiplas", para enfatizar um número desconhecido de capacidades humanas diferenciadas, variando desde a inteligência musical até a inteligência envolvida no entendimento de si mesmo e as implicações educacionais de tais descobertas segundo Gardner.

As inteligências descritas a segui são formulações conceituais propostas por Gardner, algumas delas podem ser observadas a partir das disposições biológicas do individuo, especificamente as que se referem à capacidade perceptiva que são dispostas no cérebro. A partir das pesquisas de Gardner a inteligência representa a capacidade humana de criar a partir do que aprendeu culturalmente e do que desenvolveu em seu cérebro. A inteligência é um potencial múltiplo que pode se multiplicar em outras habilidades.

Apesar de haver um recrudescimento dessa discussão na atualidade, o tema da inteligência, caro à psicologia, não é novo. A inteligência como objeto de estudo da ciência psicológica surgiu no final do século XIX com as pesquisas da psicometria, ramo da psicologia que se ocupa do estudo das diferenças individuais, medidas através de testes que quantificam as aptidões. Embora os primeiros testes de inteligência tenham se originado dos estudos de Alfred Binet (1857-1911), em 1905, Francis Galton (1822-1911), apoiando-se nos conhecimentos da fisiologia e da estatística, já propunha em 1896 a medida da variação na capacidade mental humana, o que lhe rendeu a descoberta da correlação, método da análise fatorial que auxiliaria as técnicas contemporâneas de validação dos testes psicológicos.

Definição de inteligências múltiplas para Howard Gardner

Howard Gardner conceitua Inteligência múltipla como um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura (2003). Teoria desenvolvida à partir da década de 1980, buscava analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. É uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única que permite aos indivíduos um desempenho maior ou menor em qualquer área de atuação.

Tipos de Inteligência

Gardner, a partir de pesquisas desenvolvidas no campo da Psicologia e da Neuropsicologia, identificou as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal, interpessoal, intrapessoal, espiritual, naturalista, existencialista e moral. Segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. O Autor ressalta de forma clara que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, raramente funcionam de maneira isolada.

Inteligência Linguística - É a capacidade de se expressar por meio de palavras. Tem facilidade de desenvolver a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias. Nas crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas. Tem presença forte em oradores, escritores, poetas, jornalistas, redatores publicitários e vendedores.

Lógico-matemática - Com o nome alude, é a capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade cientifica. É a inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo, em sistema matemático, em noções de quantidade, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos. Esta inteligência tem a sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Sua predominância é muito forte em matemáticos, engenheiros, bancários, contadores entre outros.

Inteligência Espacial - É a capacidade de formar um modelo mental de um mundo espacial e de ser capaz de conduzir e agir utilizando esse modelo. A habilidade para pensar em figuras, para perceber o mundo visual mais exatamente e recriá-lo ou alterá-lo na mente ou no papel. É desenvolvida, por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros e escultores.

Inteligência Musical - Para Gardner esta inteligência, desenvolve certa parte do cérebro, que desempenham importantes papéis na percepção e produção da música. Pois, manifesta-se na habilidade para apreciar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com