TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Garnier E Howard

Exames: Garnier E Howard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício de leitura 2

Questão 1 - Como são estruturadas as propostas das cidades industriais e das cidades jardins por Garnier e Howard? Explique, comparando-as em relação às estruturas propostas, e critique, se possível, caracterizando-as ideologicamente.

Ebenezer Howard observou as péssimas condições de vida na cidade e realizou um breve diagnóstico dos atrativos da cidade e do campo. A cidade era vista como o local das oportunidades, socialização e principalmente empregos, mas sofria devido à alta densidade demográfica, com condições precárias e insalubridade nos espaços. O campo era o espaço da natureza, da conexão com a terra, o mato, o vento, á água e as coisas que nos fazem bem, mas era também carente de oportunidades sociais e de infra-estrutura.

Para Howard, a alternativa estava em reconduzir o homem ao campo, e para isso seria necessário contrabalancear os atrativos. Ele argumentou que o equilíbrio viria da união da vida rural com a vida urbana, seria uma fusão do que há de melhor em cada uma delas, e a partir dessa união nasceria uma vida ideal.

O modelo da Cidade-jardim era composto por uma área total de 2400 hectares, sendo 400 hectares destinados à cidade e os demais as áreas rurais. Se tratava de uma estrutura radial, composto por 6 bulevares de 36 metros de largura do centro até a periferia, dividindo em 6 partes iguais, semelhante uma roda com 6 aros. No centro ficaria um imenso parque central, áreas de lazer, edifícios públicos, e o “Palácio de Cristal, que funcionaria para as atividades do comércio. Próximo ao palácio se encontrariam as casas mais amplas a mais adiante os lotes comuns. A cidade seria divida por uma grande avenida, e nos anéis externos estariam as atividades ligadas a produção, facilitando o escoamento de mercadorias junto a linha férrea. A cidade deveria ser limitada a 30 mil habitantes, excedendo tal capacidade deveria ser criada uma nova cidade próxima a essa ligada por estradas de ferro.

A proposta de Tony Garnier se fundamenta em separar a cidade segundo as suas funções: trabalho, habitação, tráfego e recreação. Ele queria dispor do espaço de forma que cada função ocupe uma área e que se houvesse a necessidade de expansão, isso não interferiria nas demais. Garnier partia do princípio de estar um passo a frente, já prevendo as ampliações, seria como um crescimento controlado, diferentemente da proposta de Howard que limitava o crescimento a um número específico. Com blocos residenciais longos, áreas verdes, casas sem muros e com um bom espaçamento entre elas permitiam que as pessoas atravessassem a cidade sem necessariamente usar somente as ruas.

As duas propostas surgem com o mesmo propósito, buscar melhorias no bem estar das pessoas que moravam na cidade, devido às condições precárias então estabelecidas. Assemelham-se na busca de um desenvolvimento planejado e principalmente dos grandes espaços, que ajudariam nos problemas de ventilação e iluminação comum nos cortiços.

Howard defende um modelo naturalista, que procura negar o progresso e buscar no passado as formas, já Garnier segue uma linha de ruptura total com o passado, buscando apenas o progresso, fundamentado no funcionalismo.

Outra diferença entre os dois modelos é a estrutura das cidades, no modelo sugerido por Howard cria uma cidade radial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com