TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Dissertações: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 10

APRESENTAÇÃO

A educação infantil segue sendo a principal forma de se construir opiniões próprias, de ter embasamento necessário para toda e qualquer atividade no futuro.

O acréscimo de conhecimento está intrinsecamente ligado à construção do senso crítico, do modo de se portar perante o mundo.

Este trabalho tem a finalidade de relacionar as disciplinas do quarto semestre do curso de pedagogia que são: Educação da Criança de 0 a 5 Anos; Ensino da Linguagem Oral e Escrita; Ludicidade e Educação; Organização e Didática na Educação Infantil e Ensino e Alfabetização I, da Universidade Norte do Paraná, com as diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, bem como disseminar os textos contidos no documento, para com esse conhecimento conquistarmos práticas pedagógicas, no trato com a educação infantil e assim cumprir as normas da legislação estadual e municipal. Se além de cumprir normas o professor colocar cd no som, dançar beijar,abraçar e brincar com a criança com determinada finalidade, ele estará exercendo práticas pedagógicas de maneira agradável.

É dever das políticas educacionais, criar leis e fiscalizar o sistema educacional praticado em todo o país, a fim de garantir o acesso da criança nas escolas e o oferecimento de um ensino de qualidade, mantendo uma gestão democrática, libertadora e autônoma à educação. Como por exemplo, a criação da constituição federal, as leis de diretrizes e bases, os planos e projetos, que reformulam o sistema de ensino, possibilitando o aprimoramento da educação de cada aluno, conquistando e ampliando outros caminhos para potencializar uma compreensão mais harmoniosa e contextualizada dessa prática tão complexa que é a de ensinar e aprender.

A IMPORTÂNCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS

ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 ENSINO E ALFABETIZAÇÃO I

2-A IMPORTANCIA DAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Diretrizes são os meios que utilizamos para alcançar a linha de chegada, a qual se traça planos de algum objetivo almejado, que através da prática pedagógica, aos poucos desenvolve a autonomia e identidade na educação infantil servindo de parâmetro para a realização de um planejamento. Em se tratando de educação, as políticas tem o dever de criar e atualizar leis, que garantam o acesso dos alunos a escola e ensino de qualidade, também de fiscalizar, zelar e manter todo o processo educacional e seus envolvidos.

As diretrizes vieram para orientar as políticas públicas através de elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares na aprendizagem, sendo necessário às instituições de educação infantil, garantir que se cumpra plenamente sua função sociopolítica e pedagógica.

As situações planejadas e orientadas pelo professor, quando visa o aprender, proporcionam à criança, a construção de novas formas de sociabilidade algum tipo de conhecimento ou alguma habilidade.

Dentro desse contexto, podemos citar o Referencial Pedagógico-Curricular para a Formação de Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para Rosseti a formação do professor deve estar relacionada ao saber, ao saber fazer e ao saber explicar o fazer.

Segundo a LDB, a educação infantil é a primeira base oferecida para a criança, que a desenvolva como seres com sentimentos que entendem o mundo de um jeito muito próprio, devendo este ser o objetivo fundamental de qualquer ação educativa .

O artigo terceiro do currículo da educação infantil fala de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos, que tem a função de promover educação para a cidadania.

. O momento atual reclama que profissionais competentes, tanto no plano pessoal, profissional, cognitivo e quanto humano de sua atuação, em especial tratamento a docência, a formação continuada, então para esse paradigma emergente é importante que o professor em formação, seja qualificado sendo necessário ser capacitado de forma diferenciada e adequadamente.

2.1 EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS

O Homem sempre procurou o saber. Através da História, percebemos as várias maneiras em que no decorrer do tempo esses indivíduos se apropriaram do conhecimento. A escola vai mudando a partir das necessidades sociais, tornando a educação mais popular e mais laica.

As diretrizes curriculares para educação infantil vieram criar uma inserção plena do cidadão na sociedade, o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado e direito social para que tenha capacidade de viver e atuar no grupo em que vive, colaborando para tanto com as teorias e práticas pedagógicas oferecidas para melhoria do ensino, que também é fruto de suas qualidades pessoais, que ao serem vivenciadas oferece a assimilação pela criança de uma série de normas e princípios, sendo respeitada suas experiências adquiridas.

Assim como na constituição de um desenvolvimento coletivo, buscamos tornar mais clara as relações que existem, estabelecendo regras a serem seguidas, comprometidas com a ludicidade e a democracia.

2.2 ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Através da linguagem o homem se expressa e se organiza na sociedade desde a pré-história com as pinturas rupestres, que de geração para geração foram sofrendo mudanças na maneira de ver e entender a linguagem.

A proposta da diretriz curricular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com