TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADES

Trabalho acadêmico: INTERDISCIPLINARIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

1.1 PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES.................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O processo educativo necessita da participação de todos que fazem parte do processo de aprendizagem, onde cada um deve desenvolver sua função, de forma que o objetivo e metas traçados sejam atingidos.

Diversos são os métodos utilizados para que a conquista de tal êxito, no decorrer desse trabalho iremos ver como surgiu a interdisciplinaridade e como quebrou as barreiras existentes entre as disciplinas e suas particularidades e proporciona uma aprendizagem diferenciada e eficaz, pois promove a abertura a novos saberes, favorece a compreensão e a reconstrução através da descoberta.

Além de promover e incentivar atividades de pesquisa e trabalho em equipe, identificar habilidades e aplicar conceitos

INTERDISCIPLINARIDADES

A interdisciplinaridade começou a ser trabalhada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. A sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros. Além da sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. Ela começa a ser trabalhada nas séries iniciais do ensino fundamental.

A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno.

É possível a interação entre disciplinas aparentemente diversas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade procura relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. Essas experiências escolares ensinam aos alunos, desde pequenos, que o conhecimento encontra-se organizado em compartimentos que, geralmente, não se relacionam.

O professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.

A interdisciplinaridade só será eficaz se for uma maneira eficiente de se atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos atores da unidade escolar, ela visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nos PCN’s, pois é necessário que ele assuma uma atitude endógena e que faça uso de metodologias didáticas adequadas para essa perspectiva. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.

O processo de ensino aprendizagem tem o objetivo de projetar-se em todas as disciplinas, ampliando a possibilidade na conquista do conhecimento rompendo barreiras e criando novas oportunidades, utilizando de inovações metodológicas que desperte o interesse dos alunos, sendo que as ações interdisciplinares favorecem para a exploração das relações disciplinas e a conquista mais acentuada de novos saberes. A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.

1.1 PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES

Buscando por algumas propostas, encontrei duas propostas interessantes, “A qualidade de vida”, onde as disciplinas trabalhadas são Educação Física e Ciências e “ Tudo começou assim...”, as disciplinas trabalhadas são História e Religião.

Agora vamos conhecer as proposta.

“QUALIDADE DE VIDA“

Turma: 3º ano

Tempo: uma aula

Conteúdo: Educação Física e Ciências

Objetivo

• Reconhecer os diferentes fatores que contribuem para se ter qualidade de vida.

• Relacionar a alimentação e a prática esportiva à melhora na qualidade de vida.

Recursos

Lanches saudáveis (sucos, barrinhas de cereal, frutas, pães, bolos, sanduíche natural, etc.) devem ser solicitados previamente aos alunos. Vale lembrar o risco de se acrescentar maionese no lanche natural, sem a devida refrigeração.

Metodologia

1. Os professores de Ciências e Educação Física trabalharão juntos, elaborando uma proposta de passeio em uma área verde (um parque ou na própria escola), com o objetivo de contemplar a natureza e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com