TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade

Resenha: Interdisciplinaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Resenha  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 2

Interdisciplinaridade

O termo interdisciplinaridade significa uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida junto ao problema do conhecimento, ou seja, é a substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária de ser humano. É a forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento.

A interação entre disciplinas aparentemente distintas é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade.

Não podemos negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em salas de aula, pois com isso quem ganha são os alunos, pela maneira criativa em conjunto que as matérias realizam para transmitir para eles de uma forma prazerosa e diferenciada, desenvolvendo o mesmo trabalho de cada matérias de maneira diferente,afinal todas as disciplinas andam de mãos dadas,uma necessita da outra para o seu desenvolvimento,fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja um todo,pois assim teremos alunos cada dia mais motivados em sala de aula.

Com base em pesquisas e reportagens foi possível identificar alguns pontos que dificultam o desenvolvimento de propostas interdisciplinares nas escolas, por exemplo: falta de tempo para os professores se reunirem para pesquisas, leituras, e debates sobre a falta de conhecimento em relação aos conteúdos de outras disciplinas; além das dificuldades de relacionamento com a administração escolar e ausência de coordenação pedagógica entre as ações docentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com