TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais problemas encontrados no controle interno das empresa

Artigo: Os principais problemas encontrados no controle interno das empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Artigo  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

Os principais problemas encontrados no controle interno das empresas: TAM LINHAS AÉREAS S.A E CSN (COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL) encontram-se na falta de controles de monitoramento sobre o processo de identificação e contabilização.

De um lado temos a maior companhia aérea do Brasil, a TAM, conforme artigo publicado no Valor Econômico, a companhia aérea enfrentou problemas relacionados, com arrendamentos de aeronaves e motores que não tiveram o devido tratamento contábil, além da dificuldade na elaboração dos balanços pelas Normas Internacionais de Contabilidade(IFRS). Do outro lado encontramos CSN (COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL), que mostrou falhas significativas e relevantes no processo de elaboração das demonstrações financeiras.

Essas duas empresas têm suas ações negociadas, no mercado americano, tendo que prestar contas aos órgãos fiscalizadores do país, que exigem que as avaliações dos processos sejam avaliados anualmente. A maior falha que encontrada na TAM e na CSN, encontrou-se na adequação desses processos as novas Normas Internacionais Contábeis.

Diante do ocorrido, a TAM prestou um esclarecimento que contrataria profissionais contábeis especializados, além de implantar medidas, como a criação de novos níveis de revisão, com foco na análise das demonstrações financeiras, além de proporcionar o treinamento do uso da IFRS. Já a CSN teve a KPMG, para identificar o problema relatado, o mesmo foi sanado.

Contudo uma coisa é certa, a adoção da IFRS trouxe uma melhor qualidade na prestação da informação contábil, mas é preciso nos atentar que a organização, instituída como empresa é fruto de uma gestão financeira, se os executivos, bem como, diretores não estiverem preparados, para assumir, organizar, executar e controlar essas informações, de modo que venham ser transparentes, de nada valerá o objetivo da IRFS, que está em evidenciar a Contabilidade em uma única forma, arcaremos com prejuízos irreparáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com