TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ERGONOMIA

Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À ERGONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA

1- Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

R: Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéqüem as características de cada pessoa, ou seja, (Exigência Técnica).

Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo, (Exigência Econômica).

Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a informática, doenças músculo-esquelético, (Exigência Social).

Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador, todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano.

2- Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

R: A ergonomia surge após a II Guerra Mundial, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre homem e a máquina. A Ergonomia nasce com o objetivo prático de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia.

3- Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde sua origem?

R: Evoluiu, especializando a Ergonomia Física relacionando a anatomia humana, Ergonomia Cognitiva que refere se aos processos mentais tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora e Ergonomia Organizacional concerne à otimização dos sistemas sócios técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processo.

4- No que consiste a abordagem macro-ergonômica?

R: Consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas. Para o processo de transformação de materiais (setor industrial) ou processamento de informação (setor de serviços) sua aplicação é conduzida dos níveis mais abrangentes (macro), até níveis mais restritos e pontuais do problema (micro).

5- Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia?

R: Ao levantar uma carga do chão deve se flexionar os joelhos, distribuindo assim o peso sobre os joelhos e não sobre a coluna.

Ajustar a altura do computador e da cadeira mantendo a coluna alinhada seja no trabalho ou em casa, são mediadas ergonômicas que irão contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Tornar hábito a prática de ginástica laboral antes de iniciar uma jornada de trabalho, isso ira relaxar seus músculos e sua jornada de trabalho será mais produtiva e satisfatória.

Após entrevista realizada em 5 (cinco) pessoas constatamos que apenas 1 (uma), ou seja, 20% (vinte por cento) têm algum conhecimento de Ergonomia ao serem perguntadas, porém quando foi falado do que realmente se tratava elas se identificaram com os exemplos e concordaram que sabem e praticam a Ergonomia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com