TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO FINANCEIRA E EVALUAÇÃO FÍSICA

Tese: INVESTIGAÇÃO FINANCEIRA E EVALUAÇÃO FÍSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

5- ELISÃO FISCAL E EVASÃO FISCAL

Trata-se de atitudes, comportamentos na forma de como o contribuinte estabelecerá a relação com o Poder Estadual em relação às obrigações tributárias. A Elisão trata-se de um planejamento tributário, ou seja, um ato que praticado pela pessoa jurídica ou física que visa a redução ou incidência da carga tributaria, sendo de conduta lícita do contribuinte antes da ocorrência do fato gerador, sem intenção de reduzir, eliminar ou postergar a obrigação tributaria. Tendo como o oposto de Elisão esta a Evasão, que por sua vez significa ato de desviar, escapar, é uma ação consciente, espontânea, dolosa do contribuinte para reduzir, eliminar ou postergar a obrigação tributária. Tem como papel enganar a fim de evitar a tributação, assemelhando assim a forma de sonegação fiscal.

6- AUDITORIA INTERNA, APLICABILIDADE E CARACTERÍSTICAS.

O auditor interno é um empregado da empresa, possui menor grau de independência para realização dos seus trabalhos e avaliações que tem por objetivo principal atender as necessidades da administração como, por exemplo,verificar se as normas internas estão sendo seguido, verificar se precisa ser aprimorada ainda mais as normas internas vigentes, verifica a necessidade de se criar novas normas para que as atividades administrativas ocorram da melhor forma, é responsável por induzir aos colaboradores da empresa ao cumprimento das políticas e normativas, se preocupa com a intercepção e prevenção de fraudes e possui um maior tempo para executar seus serviços de auditoria, por passa o maior tempos na empresa.

6.1 IMPORTANCIA DOS CONTROLES INTERNOS

Os empresários que utilizam os controles internos para suas tomadas de decisões tem exatidão às informações, claro que este controle deve ser feito por colaboradores altamente empenhados no êxito da empresa. O principal objetivo é proteger os ativos da empresa, produzir dados contábeis confiáveis que influenciaram diretamente sobre os aspectos contábeis. Deve manter um sistema de controle interno eficiente que possibilite a detecção de eventuais falhas, erros ou fraudes que influenciaram diretamente na tomada de decisão para as providencias cabíveis, evitando prejuízo para empresa.

CONCLUSÃO

Esta produção textual atingiu seu objetivo, o de agregar os conhecimentos adquiridos no 7º semestre. A cada semestre percebemos a suma importância do papel do Contador dentro da empresa, pois a Contabilidade é um leque no requisito empresarial seja publica privada, cooperativa, enfim, a responsabilidade de desempenhar estas funções é tão importante, pois se o trabalho não for de responsabilidade pode levar uma empresa a falência, ou endividará junto a Receita Federal. Conclui-se que as empresas precisam de profissionais aptos para o processo decisório, interpretando as informações, analisando e tomando decisões de maneira que a empresa caminhe para um processo de crescimento continuo e estabilizado. Toda empresa necessita de soluções para montar seu planejamento, mantendo rotineiros esses controles para auxilia-lo nas verificações da situação da vossa empresa.

Referências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com