TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IRFS - International Financial Reporting Standard

Artigo: IRFS - International Financial Reporting Standard. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

IRFS - International Financial Reporting Standard, traduzindo para o português significa NORMAS E PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE. Pra que servem? Qual a necessidade da criação dessas novas normas, e pra quem são validas?

AS IRFS são normas emitidas peça IASB (International Accounting Standard Board). Essas novas normas foram criadas para manter uma unidade contábil em um mercado globalizado. Antes da sua criação, cada país tinha uma legislação contábil, e quando por exemplo uma empresa de países ou até continentes diferentes queriam realizar uma fusão, as informações não batiam, encontravam dificuldades, tinham pontos diferentes. Daí a necessidade destas novas normas, para que todos conversassem da mesma forma quando se tratar da contabilidade, para existir uma harmonia, assim podendo haver uma comparabilidade e transparência entre empresas de diferentes países.

Aqui no Brasil, a implementação destas novas normas foi através da Lei 11.638/2007, permitindo a adoção das novas normas em duas fases: a primeira, parcial em 2008, e a segunda, integral em 2010 tornando-se obrigatórias, para grandes e também pequenas e médias empresas.

Os benefícios de adotar as IRFS são, mesma linguagem contábil de mais de 100 (cem) países, apresentando mais confiança na divulgação de dados empresariais, mais modernidade, correção, qualidade para a tomada de decisões dos usuários (gestores, os investidores, os analistas e as instituições). Estas novas normas internacionais exigem uma série de publicações de demonstrativos, como balanços, resultados, fluxo de caixa, informações econômicas do segmento empresarial, normas explicativas.

Vale ressaltar que para o profissional da área contábil existe um grande desafio, a constante atualização e acompanhamento nas mudanças, pode sempre haver novas normas, ou mudança das mesmas, com isso surge a necessidade de estar sempre atualizado.

E graças ao trabalho dos nossos contadores nos últimos anos, com a adoção do IRFS. O Brasil é um sucesso, adquirindo espaço global.

E como o Brasil vem se comportando no decorrer desses quatro anos? Segundo o jornal comércio, em uma publicação recente, o país vem desenvolvendo gradativamente desde então. O saldo da experiência brasileira é positivo, apesar do receio inicial e das contínuas adequações estabelecidas visando ajustes para os países optantes pelo IFRS, que é um conjunto de normas baseado em princípios e, no Brasil, tínhamos um modelo baseado em regras. Em termos comparativos, do que havia antes para o que existe agora, houve avanço, e não tem como negar”. Hoje os balanços e demonstrações contábeis tem melhor qualidade, mesmo ainda estando em aprendizado, em processo de maturação obtivemos um avanço, mesmo não sendo fácil adaptar as mudanças, a cada novo ano diminui barreiras.

E o saldo apresentado pelo modelo do IRFS, é positivo, e o maior ganho para o País foi o de transparência nas informações prestadas. Estamos no mercado global, só destacando melhorias para nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com