TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IFRS International Financial Reporting Standards

Por:   •  7/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

IFRS

A Fundação IFRS - International Financial Reporting Standards – que, em português, quer dizer Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade, diz respeito às normas desenvolvidas pelo Conselho de Normas Contábeis Internacionais (IASB), com o objetivo de criar normas e padrões contábeis únicos para melhorar o entendimento em relação às informações financeiras e, assim, facilitar a troca de informações internacionais. Com a aplicação do IFRS, fica mais fácil para que as empresas avaliem o sistema financeiro de outras, observando, assim, seu desenvolvimento econômico e buscando oportunidades de investir ou não em determinadas empresas.

A IASB tem tentando incentivar várias outras empresas a aderirem esse padrão. Como uma das medidas, foi aberto, no ano de 2012 um escritório da Fundação IFRS em Tóquio, para atender os continentes da Ásia e da Oceania, prestando assistência e auxiliando as empresas que já adotaram ou planejam adotar o IFRS.

Ás vezes harmonização é associada incorretamente à padronização. Para o autor, a harmonização busca reduzir as diferenças, respeitando as características de cada país, enquanto a padronização busca unificar os padrões, não admitindo flexibilidade.

No ano de 1973, entidades de contabilidade de 10 países (Austrália, Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Japão, México, Holanda e Grã-Bretanha), criaram um comitê sem fins lucrativos chamado de Comitê de Normas Contábeis Internacionais - IASC, com o objetivo de criar um novo padrão de normas contábeis que pudesse ser aceito por todo o mundo. As primeiras publicações contábeis feitas pela IASC foram chamadas de Normas Internacionais de Contabilidade (IAS). Ainda existem várias normas vigentes, mas houve alterações com o passar do tempo. No ano de 1977, foi criado o Comitê Permanente de Interpretações (SIC), com o objetivo de tirar as dúvidas a respeito da interpretação das normas.

Substituindo a IASC, foi criado, em abril de 2001, o Conselho de Normas Contábeis Internacionais (IASB), destinando - se a estudos de padrões contábeis, assumindo as responsabilidades técnicas de criar, atualizar ou modificar as Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade - IFRS, conhecido antigamente como IAS, tendo por objetivo desenvolver um sistema único de padrões contábeis, para serem aceitos e usados mundialmente. Em dezembro do mesmo ano, o nome do SIC foi mudado para Comitê de Interpretação de Relatórios Financeiros Internacional (IFRIC). A partir do ano de 2002, o IFRIC passou a ser responsável pelas interpretaçõesdas normas.

Em 2004, o IASB publicou várias normas do IFRS e, dentre elas, foi criada a norma IFRS 1, que estabelece os procedimentos a serem tomados para adoção do IFRS pela primeira vez, para elaboração das demonstrações contábeis. No ano seguinte, tornou-se obrigatório que as empresas europeias, ao fazerem suas demonstrações financeiras, adotassem as normas do IFRS.

Devido ao crescimento da globalização e à expansão dos mercados mundiais, as organizações passaram a ter a necessidade de expor ao mundo as informações, de forma que essas possam ser interpretadas corretamente em qualquer lugar do mundo. Por isso, surgiram os padrões contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com