TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISE-BOVESPA

Trabalho Escolar: ISE-BOVESPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ISE-BOVESPA 4

2.2 INVESTIMENTOS NA AREA SOCIAL E AMBIENTAL........................................5

2.3 BALANÇO SOCIAL ....................................................................................6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

As mudanças profundas pelas quais passaram os mercados nos últimos anos, devido especialmente à globalização e inovações tecnológicas, foram acompanhadas pelos avanços no acesso à informações pela sociedade como um todo e grande aumento no nível de conscientização por parte do consumidor, que está mais exigente quanto aos produtos e serviços que consome e mais atento às ações das empresas, não estando restrito à marca e produto/serviço, mas também à imagem da empresa.

As questões ambientais passaram a fazer parte do dia-a-dia das empresas há alguns anos, e têm se tornado cada vez mais evidentes, em virtude das demandas globais de governos e sociedades por uma economia baseada na conservação ambiental. O atendimento desta demanda juntamente com as perspectivas de escassez dos recursos naturais coloca as empresas no centro da questão, tornando obrigatória a adoção de uma postura de sustentabilidade empresarial.

Diversos meios de divulgação do desempenho quanto à sustentabilidade empresarial foram desenvolvidos nos últimos anos, como prêmios e selos de certificação concedidos por Governos, instituições não-governamentais, publicações de revista do setor empresarial, entre outros meios, que já conquistaram credibilidade junto à sociedade por premiarem a qualidade e transparência das empresas nos aspectos sociais e ambientais. A divulgação do Balanço Social, de acordo com o modelo proposto pelo Ibase, fornece informações quantificadas sobre investimentos internos e externos nestas áreas.

Um dos grandes avanços neste aspecto foi a criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial –ISE que busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.

Neste trabalho iremos abordar os temas: ISE-Bovespa, Investimentos na Área Social e Ambiental e Balanço Social

2 DESENVOLVIMENTO

ISE-BOVESPA

Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

A importância das ações de responsabilidade social e de sustentabilidade ambiental adotadas pelas empresas vem se disseminando e despertando a atenção de empresas e investidores, o que levou também os mercados financeiros a buscar índices capazes de refletir o desempenho das empresas nessa área de atuação.

Percebe-se que empresas que fazem investimentos na responsabilidade social e sustentabilidade têm suas ações valorizadas nos mercados de ações.

Oded Grajew (2000) em entrevista para a revista época aponta:

“Estatíticas mostram que empresas socialmente responsáveis são mais lucratitivas, crescem mais e são mais duradouras. A página da Dow Janes na Internet traz um levantamento que compara a lucratividade dessas empresas com média da Dow Jones.A rentabilidade das socialmentes responsáveis é o dobro da média das empresas de Bolsa de Nova York’.

Essa tendência também está acontecendo no Brasil “ações” começam a dar lucro no Brasil e a valorizar os papéis de companhias que incluem entre suas atividades preocupações com o meio ambiente, governança corporativa e atividades sociais, a exemplo de mercados mais desenvolvidos.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial, ISE, é um indicador que reúne 37 empresas, cujas ações estão entre as 150 mais negociadas na Bovespa, que se destacam pela sua atuação na área de responsabilidade social e ambiental, medidas por meio de questionário e avaliação realizada pela Bovespa de acordo com os critérios: economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável. As empresas que integram a carteira são: AES Tietê, Banco do Brasil, BicBanco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com