TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideia de negócio

Por:   •  17/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

FEC- Faculdade de Educação e Comunicação,UCM.

Estudante: Yasmin Mahomed

Curso: Mestrado em Gestão e Administração de Negócios

Tema: Ideia de Negócio

Fontes de novas ideias

As ideias de um negócio podem surgir de diversas fontes e em contextos claramente distintos. Através de amigos e familiares, em conversas, nas aulas, conferências, leituras biográficas, uso das capacidades e habilidades pessoais, mudanças demográficas e sociais, ideias que deram certo em outros lugares e mais podem surgir ideias relevantes que irão dar início a um negócio (Ferreira, Santos, & Serra, 2008).

        Na abordagem de Dornelas (2009), os empreendedores de sucesso ficam atentos a novas oportunidades do mercado. O mercado e ao redor do próprio empreendedor são fontes pelas quais os empreendedores prestam mais atenção. É importante realçar que para a obtenção de novas ideias o empreendedor deve abrir a sua própria mente para novas experiencias. É através das suas curiosidades e questionamentos que se poderá adquirir mais informações. A Informação é a base para aquisição de novas ideias, independentemente da sua fonte (rádio, televisão, jornal, internet, pessoas, fornecedores, compradores, etc.).

Com base nas diversas fontes de ideias que se podem encontrar, Ferreira, Santos e Serra (2008), realçam que o maior desafio do empreendedor consiste na identificação de ideias que sejam reais oportunidades de negócio e que estas ideias têm muitas vezes a sua origem na Identificação de necessidades; Observação de deficiências; Observação de tendências; Derivação da ocupação; Procura de novas aplicações; Hobbies; Imitação do sucesso de outro; Canais de distribuição; A adaptação e resposta  a regulamentações e os esforços do próprio empreendedor em Investigação e Desenvolvimento (I&D) são uma fonte de novas ideias.

Para que o empreendedor gere novas ideias, Dornelas (2009) afirma que seja necessário que observe tudo e todos, de forma dinâmica, sem se preocupar, em um primeiro momento, se uma ideia é viável ou não, ou seja, se ele tem ou não uma boa oportunidade nas mãos, deixando para a posterior a analise, logo após a selecção natural de várias ideias. Porém, os empreendedores podem criar formas deliberadas e consistentes que o ajudam a obter novas ideias. Estas formas são distinguidas como métodos ou técnicas para procurar ideias.

Para os empreendedores que criam negócios/ empresas, a riqueza pessoal parece ser uma motivação menos importante do que o desejo de autonomia, desejo de conquista e desejo de excitação. A motivação do empreendedor-inovador inclui aspectos como o sonho de encontrar um reino privado, a vontade de conquistar e ter sucesso em si e a alegria de criar e fazer as coisas. (Grant, 2013).

Grant (2013) afirma que as Empresas são organizações criativas que oferecem aos indivíduos uma oportunidade insuperável para fazer a diferença no mundo. Cada empreendedor é inspirado por um objectivo que é pessoal e único - carros familiares para a multidão (Ex: Henry Ford), trazendo o poder da computação pessoal ao indivíduo (Ex: Steve jobs), reduzindo as mortes por infecção após a cirurgia (Ex: Johnson & Johnson), ou revolucionando a limpeza a vácuo (Ex: James Dyson). O propósito organizacional é articulado nas declarações de missão e visão das empresas.

Definição do negócio

Nome da empresa: Caixa Geral de Poupança & Crédito: Banco Y&C.

O Objectivo do Banco: Concessão de crédito; Captação de depósitos do público; Outras operações e serviço estritamente necessários à execução destas operações; Outros serviços financeiros não proibidos por lei, desde que previamente autorizados pelo Banco de Moçambique (Autoridade Licenciadora e Fiscalizadora).

A Missão do Banco: Desenvolver soluções de micro finanças que interconectem as actividades do banco ao desenvolvimento local, facilitando as operações da comunidade de Mossuril e reduzindo custos.

Visão do Banco: Aproximar o público-alvo aos serviços bancários.

        A nossa força do negócio reside no facto de determos a Capacidade de desenvolvimento dos produtos e serviços bancários e sermos os Pioneiros nestes serviços no nosso mercado. A nossa fraqueza do negócio prende-se pelo pouco contacto que temos com as áreas de venda, marketing e a administração e pela pouca experiência na área

Análise e definição mercadológica: Consumidores (compradores potenciais), clientes (compradores efectivos) e concorrentes.

Panorama do mercado alvo: pretende-se actuar no mercado norte do País no Distrito costeiro de Mossuril onde há necessidades acrescidas de existência de uma instituição bancária que ofereça seus produtos e serviços. O mercado nessa região é grande e crescente, sendo uma óptima oportunidade de pudermos actuar.

A colocação do nosso projecto bancário na zona rural e em particular no Distrito de Mossuril visa essencialmente facilitar aquela comunidade a estes serviços bem como a sua inclusão como zona económico especial que tem vindo a receber investimentos de grande envergadura desde os turísticos ate aos projectos de construção de grandes companhias industriais. Aquele distrito carece de uma instituição bancária para prestar diversos serviços desde a captação e concessão de fundos aos demais serviços bancários que expõem à todos os riscos os agentes económicos ao manusearem quantidades avultadas de somas de dinheiro. Dado este facto, aqueles agentes sentem-se obrigados a deslocarem para distritos mais próximos com disponibilidade de serviços bancários para puder realizar uma operação bancária, percorrendo dezenas e centenas de quilómetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com